Novos negócios e planejamento eficiente: dupla de sucesso

O primeiro passo para uma loja virtual de sucesso é a estratégia empregada antes do negócio acontecer. O chamado plano de negócios envolve as características do público-alvo, o tipo de serviço, entre muitas outras questões.

Além do planejamento do negócio, também é preciso escolher a plataforma ideal para desenvolver seu e-commerce e as melhores ferramentas para garantir a segurança dos seus clientes. O sistema central de qualquer loja virtual é a solução que o gere, ou seja, quanto mais adequado for a plataforma, melhor funcionarão suas funções.

São mais de 450 mil lojas virtuais no país, segundo a empresa especializada pelo Big Data Corp. Outro dado interessante foi divulgado pelo WebShoppers, que diz que o e-commerce brasileiro já soma mais de 39 milhões de consumidores e teve faturamento de R$ 41 bi em 2015.

Vale lembrar que o foco precisa estar no cliente, ou seja, é preciso ter ciência de que o consumidor mudou e acompanha-lo é questão de sobrevivência, mais ainda em tempos de crise. O novo cliente é ágil e exigente com as informações que recebe e muda facilmente de marca se não for correspondido.

Conforme o mercado oferece mais serviços, o consumidor fica mais crítico quanto aos produtos disponíveis e a boa relação custo-benefício oferecida.

A gestão do seu negócio depende de uma série de fatores e quem atingir um ecossistema dinâmico e inovador vai sair na frente. A ferramenta, como já disse antes, é de fundamental importância para que o e-commerce realmente funcione.

Se escolher bem a solução que irá utilizar e compreender tudo o que ela tem para oferecer, já estará focado no que interessa: otimizar o tempo e aumentar a produtividade.

Não é mais necessário dizer que a logística entra nesse quesito e é fundamental que ela esteja bem alinhada, certo? Receber o produto atrasado ou com danos ocorridos da entrega está fora de cogitação.

Se antes isso era diferencial, hoje é critério básico para continuar no mercado. Para os casos de imprevisto é essencial que o cliente seja informado com antecedência.

Além de escolher a transportadora mais eficiente para o seu tipo de negócio e atualmente são cerca de 72 mil transportadoras no Brasil, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres, é preciso que na solução escolhida estejam inclusos serviços como um excelente rastreador para que não só o cliente acompanhe a viagem do seu produto, mas a empresa também tenha como responder imediatamente a qualquer questionamento sobre o mesmo.

Outra dica fundamental é encontrar a melhor forma de lidar com o preço da entrega, pois 55% dos consumidores abandonam o carrinho antes de concluir porque consideram o frete caro. A pesquisa é da Consultoria ComScore, que também divulgou que 70% colocam produtos a mais no carrinho só para ter direito ao frete grátis.

Ou seja, temos aí um diferencial fundamental para seu negócio, porém, quem irá arcar com o valor do frete será o empresário. Aí voltamos ao início desse artigo, quando falei da importância do planejamento.

Para lojas menores, não cobrar a entrada pode causar prejuízo de imediato e não adianta mais colocar esse valor nos preços dos produtos, pois o já cliente sabe quando isso acontece.

Coloque tudo na ponta do lápis e entenda que para ser competitivo não é preciso ter prejuízo, as duas coisas não caminham juntas. Diversas maneiras de chamar o consumidor podem ser utilizadas como, por exemplo, oferecer o frete grátis por 24 horas ou outro período pré-determinado.

Além disso, você pode estabelecer um valor mínimo para que a entrega não seja cobrada, evitando assim que sua margem de lucro caia drasticamente.

Os novos empresários devem aproveitar a crise e tirar proveito dela com tecnologia e inovação. Esses dois pilares aliados ao bom atendimento e a qualidade dos produtos já ditarão que caminho sua empresa está seguindo.

Não é necessário fugir da concorrência, mas enfrentá-la com coragem e determinação. Só assim será possível chegar lá.

Fonte: E-commerce Brasil