Novos pardais em operação em dezembro

Os 22 novos pardais recém-instalados pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) em 13 pontos de Porto Alegre ainda não estão funcionando, mas falta pouco. Os aparelhos passam pela fase final de aferição do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

A previsão, segundo o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, é de que os pardais comecem a controlar a velocidade dos motoristas nos primeiros dias de dezembro. – Após a aferição, a liberação ainda depende de um laudo técnico que será emitido pelo próprio Inmetro. O documento comprova que os equipamentos estão dentro das especificações – afirma Cappellari.

Para conferir se estão funcionando corretamente, o Imnetro testa o aparelho, verificando se a velocidade registrada é real. Após a liberação do laudo, o instituto deve emitir um novo laudo, mas dessa vez anualmente.

A partir do mês que vem, a Capital terá 46 pontos fiscalizados por pardais. O objetivo principal é reduzir o número de acidentes causados pelo excesso de velocidade.

Paralelamente à instalação de mais controladores, a EPTC nomeou mais 97 agentes (o efetivo passou a 561) e começou a usar radares móveis durante a noite e a madrugada, horário incomum para esse tipo de fiscalização.

Onde estão

– Eduardo Prado (2) – Próximo ao Cemitério da Vila Nova, nos dois sentidos
– Edgar Pires de Castro (2) – Entre as ruas Vitório e Machado, nos dois sentidos
– Juca Batista (2) – Na altura do número 3.000, nos dois sentidos