NRF 2021: 7 resoluções para o varejo em 2021

Apresentação da Oracle durante o evento trouxe dicas para os lojistas organizarem sua estratégia neste ano

Durante a NRF Retail’s Big Show 2021, a Oracle apresentou, na tarde desta quarta-feira (13), algumas dicas importantes para os lojistas desenvolverem sua estratégia em 2021. A empresa de tecnologia realizou pesquisa com mais de 5 mil consumidores ao redor do mundo, com representantes dos EUA, Reino Unido, Austrália, China, Brasil, México, Itália, França, Alemanha e Emirados Árabes Unidos, para entender como seus hábitos de consumo mudaram e como essas mudanças devem afetar o varejo nos próximos meses.

Eles descobriram que 94% dos consumidores estão fazendo compras online toda semana, 49% deles compraram por, pelo menos, 3 horas semanalmente. Além disso, 1 a cada 3 experimentaram fazer compras de mercado online pela primeira vez durante a pandemia.

A empresa também observa que as inovações foram implementadas em velocidade 5 vezes maior, o que também trouxe uma certa ansiedade para todos. Por isso, listam 7 resoluções importantes para este ano:

1. Proteja a experiência: acima de tudo, pensando em proteger as pessoas. No curto prazo, o distanciamento social e os protocolos de higiente garantirão a presença de clientes nas lojas.

2. Seja criativo para atender expectativas: atraia e desperte a fidelidade dos clientes. Sem tempo para pesquisar o melhor modelo, teste novos serviços e experiências.

3. Erga novas marcas: 82% dos consumidores disseram ter descoberto novas marcas ou produções próprias das lojas durante as restrições da pandemia e 48% descobriram novas marcas pelas redes sociais. 1 em cada 4 garantem que se tornaram totalmente fieis a esses produtos. Ou seja, pequenos ou grandes, as lojas devem aparecer para conquistar.

4. Crie transparência: mantenha uma comunicação eficaz com seus clientes. Por exemplo, 73% dos consumidores disseram que um rastreio detalhado de suas entregas é muito importante.

5. Foque no estoque: a maioria dos clientes pensará em uma loja alternativa caso o produto que procura não esteja disponível por falta de estoque. No Brasil, essa parcela é de 40% dos consumidores – uma das mais altas dentre os países participantes da pesquisa. Os 60% restantes seguem dispostos a esperar pela reposição.

6. Transforme dados em ideias: o lojista deve buscar entender seu cliente a fim de implementar as mudanças certas e entregar a melhor experiência.

7. COMECE! A última resolução é pensar no quanto você pode agilizar para implementar novas tecnologias. A pandemia acelerou essas transformações, mas cada negócio deve pensar em como pode começar.

Leia a cobertura de outras palestras da NRF 2021:
"É hora de aceitar que as lojas físicas se tornarão um suporte da venda online", diz CEO da GDR Creative Intelligence
Live commerce é tendência na humanização do atendimento online
Painel reforça a importância de um planejamento centrado no atendimento ao cliente
CEO da JP Morgan Chase defende foco nas pessoas para a retomada econômica
Mudanças de comportamento e consumo no varejo são destaques no primeiro dia de NRF online
Pandemia forçou transformação para sustentar os negócios
Walmart na pandemia: Chefe de Atendimento ao Cliente fala sobre adaptações e perspectivas em bate-papo na NRF 2021
Restrições de 2020 tornaram mais urgente repensar a experiência do consumidor
"A tecnologia melhora a experiência nas lojas físicas, mas jamais substituirá a interação humana", diz Indra Nooyi, ex-presidente e CEO da PepsiCo