NRF 2021: Executivos falam sobre o momento de repensar o varejo

Marc Metrick, presidente e CEO da Saks Fifth Avenue, e Celeste Burgoyne, presidente da Divisão Américas da lululemon, falaram sobre as adaptações em seus negócios

O primeiro capítulo da NRF Retail's Big Show apresentou mais uma reflexão sobre adaptações. Em seu quinto dia de programação online, a abertura trouxe Colleen Taylor, presidente de serviços comerciais da American Express, para entrevistar os líderes de duas grandes marcas: Marc Metrick, presidente e CEO da loja de luxo Saks Fifth Avenue, e Celeste Burgoyne, presidente da Divisão Américas e Head de Inovação na lululemon, marca de roupas de ginástica. 

Marc Metrick foi o primeiro entrevistado e iniciou a conversa taxativo em sua visão sobre as adaptações. "As mudanças sempre aconteceram no nosso setor. A pandemia foi apenas uma aceleração da mudança. Não é que não estávamos prevendo ou algo que não estava acontecendo, apenas aceleramos. Já estávamos nos preparando e por isso conseguimos nos adaptar", disse. 

Além disso, o avanço digital já estava ali e a marca de luxo já preparava a sua equipe para atender cada vez melhor os clientes. Sendo assim, apesar das restrições de funcionamento das lojas, as transformações não chegaram a ser uma novidade. 

Metrick ressalta que três pontos são fundamentais para o sucesso do futuro de empresas como a Saks:
1- não esquecer a moda;
2- tornar a experiência mais fácil;
3- personalizar o atendimento, ainda mais em marcas de luxo. 

"Nós temos a oportunidade de mudar o varejo completamente. Houve um chamado para a mudança. E isso deveria ser empolgante para qualquer um que trabalha no setor agora.  Como tornar mais fácil para o consumidor chegar onde quer com a tecnologia? Mas o futuro ainda vai envolver os estilistas, os produtos e os clientes. A questão é fazer os três interagirem a partir da tecnologia e de forma personalizada", ressaltou. 

Avanço omnichannel
Na lululemon, as adaptações foram bastante semelhantes. "Quando a pandemia começou, definimos três pilares para as nossas ações: apoiar nossas pessoas, acreditar nas nossas forças e investir no futuro. Precisávamos manter nossas equipes seguras, aprimorar nosso atendimento omnichannel e agora vamos continuar a assegurar nosso futuro investindo nas melhorias que precisamos", contou Celeste Burgoyne. 

E nas datas comemorativas de fim de ano, período de muitas vendas para a marca, a estratégia foi facilitar a compra para os clientes de forma que tivessem certeza de que receberiam os presentes que queriam oferecer. Assim, a lululemon ampliou sua capacidade omnichannel e conseguiu inclusive reduzir a janela de comprar online e retirar na loja para apenas duas horas. 

"Também criamos videochamadas online para nossos consultores estarem tanto nas lojas quanto no online. E estamos apenas começando. Estamos muito felizes do que já conquistamos, mas sabemos que temos muito para expandir, principalmente de forma global", concluiu a executiva.

NRF 2021
O primeiro capítulo da NRF 2021, totalmente online, acontece nos dias 12, 13, 14, 19, 21 e 22 de janeiro. O Sindilojas Porto Alegre está acompanhando as principais sessões e publicará resumos diários no site e nas redes sociais. Além disso, um e-book com as principais dicas e inspirações será publicado nas próximas semanas.

 

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais