NRF 2021: Live commerce é tendência na humanização do atendimento online

Formato ganhou mais espaço durante a pandemia e permite uma interação maior com os consumidores

Na tarde desta quinta-feira (14), a NRF Retail’s Big Show, maior evento de varejo no mundo, realizou um painel para aprofundar a reflexão sobre as iniciativas de live commerce, que apresentaram um considerável aumento durante a pandemia. O formato em si pode não parecer novidade, já que diversos canais de televisão têm sua programação voltada apenas para as vendas durante transmissões ao vivo, mas agora ganham novos espaços e possibilidades nas ferramentas digitais e redes sociais. 

Durante as restrições de abertura das lojas físicas, medidas adotadas ao redor do mundo para a prevenção da Covid-19, o e-commerce e as vendas online foram a saída para muitos lojistas manterem seus negócios funcionando. Ao mesmo tempo, as transmissões ao vivo, ou lives, foram adotadas como meio de levar informação e conteúdo de forma ágil para o público, além de manter o contato mais próximo com os consumidores. 

Essa foi a estratégia adotada pela empresa de cosméticos Estée Lauder. "Como nossas lojas estavam fechadas, ainda queríamos dar aos nossos clientes uma experiência pessoal onde quer que eles estivessem, que neste caso era em casa. Então, chamávamos embaixadores, especialistas em beleza e maquiadores para eventos online. Também criamos a opção de lives individuais, para levar uma experiência ainda mais personalizada, com consultores. Já estávamos avaliando essas possibilidades, mas, com a pandemia, o que conseguimos foi acelerar e escalar essas iniciativas", explicou Ophelia Ceradini, vice-presidente de Tecnologia Digital e Inovação. 

E as oportunidades de crescimento para este formato são realmente promissoras. A ShopShops, marketplace especializado e uma das empresas pioneiras do mercado de live commerce, realiza cerca de 700 eventos de transmissão online por mês, com marcas e apresentadores diversos. "Nós acreditamos que o futuro de compras será esse, em que você pode comprar de qualquer lugar do mundo, com seus amigos, sem sair de casa. E entendemos que comprar dessa maneira se torna divertido e viciante", defendeu Liyia Wu, fundadora e CEO da empresa. 

Venda com conteúdo
Com as iniciativas, a Estée Lauder teve um crescimento de 50% na venda online, que representou 22% de toda a venda no último trimestre de 2020. Um dos destaques para os resultados está na união de conteúdo e personalização permitida pelo live commerce. “Os clientes realmente gostaram da parte educacional, informativa da transmissão. É uma experiência completa. O que maquiadores e consultores faziam nas lojas, agora fazem nas lives. E a interação poderia acontecer por chats, com moderadores”, ressaltou Ophelia. 

“A tendência realmente é unir conteúdo e vendas. Acreditamos que as lives são mais efetivas do que o e-commerce porque são mais informativas, com um storytelling mais completo. Em um site, não há uma pessoa falando com você, o espaço não traz a mesma experiência da loja. Com o live commerce, temos uma ideia muito mais real dos produtos. E os influenciadores ajudam muito nessa questão. A autenticidade é a chave”, complementou Liyia. 

NRF 2021
O primeiro capítulo da NRF 2021, totalmente online, acontece nos dias 12, 13, 14, 19, 21 e 22 de janeiro. O Sindilojas Porto Alegre está acompanhando as sessões e publicará resumos diários no site e nas redes sociais, além de um e-book com as principais inspirações do evento.

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