NRF 2024 começa com ênfase no cliente e na sustentabilidade

As principais tendências de consumo foram apresentadas neste da 14

Com a abertura do evento ficando por conta de John Furner, presidente da NRF (National Retail Federation) e CEO da Walmart, a maior feira de varejo do mundo iniciou os trabalhos neste domingo, dia 14, no Javits Center. Segundo Furner, 2023 será conhecido como o ano da resiliência. Desafios como juros alto, inflação e crises globais fez o varejo não desistir da sua busca, além de dar um passo adiante em direção a antecipação de tendências do setor, beneficiando o consumidor.

Seguindo nesta ideia de colocar o cliente como foco central, , Ian Bailey, diretor executivo da Kmart Group, da  Austrália, relatou em sua palestra que a empresa que passa por reestruturação precisa começar pelo básico. “Acima de tudo, os varejistas precisam começar pelo simples e fazer bem feito”.  E completou. “Produtos bons e que sirvam seus clientes é o princípio. Depois o design do produto, para então ficar na variedade do item.  Só após esses detalhes que a empresa faz a migração do foco no produto para o foco no consumidor”, relatou. O grupo tem mais de 450 lojas e é líder de mercado de vestuário na Austrália.

Vendas a partir das redes sociais

E gerar vendas a partir do interesse do consumidor, como que faz? No painel “Novas oportunidades de mercado: Monetizando a personalização através da mídia de varejo”, Alberto Serrentino, Fundador da Varese, Fernando Yunes, VP Sênior do mercado livre e Marcelo Pimentel, CEO do Grupo Pão de Açúcar debateram como gerar receitas com informações vindas das redes sociais. A convergência entre conteúdo, mídia e varejo está originando um serviço inovador para quem vende. Projeta-se nos próximos anos um investimento inferior do que vem ocorrendo em publicidade tradicional. O GPA e o Mercado Livre falaram sobre a necessidade de entender o comportamento dos consumidores e ter dados qualificados para oferecer jornadas personalizadas com base no que cada indivíduo tem interesse. Isso gera tráfego e interesse no consumo do que você tem a oferecer.

Práticas empresariais com foco na sustentabilidade gerou a conversa entre Michael Jeschke, gerente de varejo e consultor da Deloitte, e Steven Williams, CEO da Pepsico. Empresas de varejo enfrentam a necessidade dominante de adotar práticas sustentáveis. A Frito-Lay e a Quaker exemplificam o equilíbrio entre atender às preferências dos consumidores e aderir aos critérios ESG. Considerações essenciais incluem transparência na comunicação de esforços sustentáveis, inovação em produtos eco-friendly, responsabilidade na cadeia de suprimentos, adaptação às preferências do consumidor e engajamento ativo com as comunidades locais. É preciso agilizar as etapas para efetuar as mudanças positivas para as pessoas e o planeta.

Para finalizar um dia repleto de conteúdo de qualidade, uma das apresentações mais esperadas neste 1º dia. Michelle Evans, líder da Euromonitor Internacional, empresa de estrutura de varejo e consumo digital, trouxe ao público as cinco principais tendências de consumo para 2024:

E-commerce Intuitivo: Crescente demanda por jornadas de compra simplificadas e personalizadas, impulsionadas pela IA. Varejistas precisam adotar tecnologias emergentes, como a IA generativa, para melhorar a experiência do cliente.

Economia TikTok: O TikTok evolui de plataforma de vídeos virais para criação coletiva, influenciando especialmente a geração Z. Empresas devem entender as tendências do TikTok, considerando seu impacto nas vendas e observando plataformas concorrentes como o ByteDance.

Presença ‘Smart’ Online: Consumidores utilizam plataformas de comparação de preços, independentemente da aprovação formal das empresas. As empresas devem formar parcerias, aprimorar plataformas proprietárias e decidir estrategicamente como lidar com esse comportamento.

Revenda 2.0: A digitalização, preocupações sustentáveis e pressões financeiras transformam o mercado de revenda. Empresas devem considerar a entrada ou expansão nesse mercado, simplificar o processo e comunicar efetivamente iniciativas sustentáveis.

Retornos Renovados: Devoluções de produtos se tornam estratégicas para a fidelização de clientes. Empresas devem facilitar o processo de devolução, oferecer uma experiência positiva e investir em formas inovadoras de capacitar os consumidores.

Acompanhe toda as informações da NRF 2024 no nosso Instagram. Acesse aqui.

Aproveite que leu as notícias e novidades da NRF 2024 direto de Nova Iorque e acesse o link de inscrição para a FBV 2024, a Feira Brasileira do Varejo, que acontece entre os dias 22 e 24 de maio, na FIERGS.

Veja também

    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Volta por cima: veja quem encarou um dos momentos mais difíceis do varejo gaúcho

    Veja mais
    Noticias

    Lojas da capital podem abrir no feriado do dia 12 de outubro

    Veja mais
    Noticias

    Marketing para o varejo é o tema de evento da Entidade

    Veja mais