Número de endividados registra queda no mês de março, divulga Fecomércio-RS

As famílias gaúchas endividadas totalizaram 55,5% da população do Estado. Os resultados de março da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor gaúcho (Peic-RS) mostraram uma pequena…

As famílias gaúchas endividadas totalizaram 55,5% da população do Estado. Os resultados de março da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor gaúcho (Peic-RS) mostraram uma pequena elevação na comparação com o valor de 2012 (52,3%), e um valor bem abaixo do encontrado em fevereiro deste ano (69,2%). A Peic-RS é divulgada nesta terça-feira (02) pela Fecomércio-RS.

Para o cenário de 2013, o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, espera um crescimento mais forte da economia, somado a uma possível queda da inadimplência e taxas de juros ainda em nível baixo. Ele ainda avalia que deverá ser mantido o mercado de trabalho aquecido e, todos estes são fatores, poderão elevar o percentual médio de famílias endividadas na comparação com 2012.

A queda de março na comparação com fevereiro foi concentrada nas famílias com dívidas de curto prazo (o percentual de famílias com dívidas de até 3 meses apresentou queda de 21,0% em fev/13 para 13,1% em mar/13) e nas famílias que se declaram “pouco endividadas” (queda de 26,2% para 10,8%), mostrando certa contenção em tomar novas dívidas por parte de famílias desse perfil.

Com isso, o tempo médio de comprometimento com dívidas aumentou de 6,2 meses na divulgação de fev/13 para 6,8 meses em mar/13 e a parcela da renda comprometida com dívidas aumentou de 23,7% em fev/13 para 26,4% em mar/13.

Os principais tipos de dívida atualmente são: cartão de crédito (85,1%), carnês (21,7%) e financiamento de imóvel (6,0%). (Obs. Como as famílias podem ter mais de um tipo de dívida, a soma supera os 100%).

– Para ver a análise dos resultados, acesse: http://links.fecomercio-rs.org.br/ascom/analisePeicmarco13.pdf

– Para acessar a pesquisa completa acesse: http://links.fecomercio-rs.org.br/ascom/PEICmarco13.pdf

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais