O ano de 2024 começa com boas notícias para o setor do varejo

Tecidos, vestuário e calçados tem vendas em alta neste ano

O ano de 2024 começou com boas notícias para o varejo gaúcho. De acordo com a primeira Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE na última semana, o volume de vendas do varejo restrito (que inclui combustíveis, supermercados, lojas em geral e farmácias) cresceu 3,7% no Rio Grande do Sul em janeiro, frente a dezembro. No Brasil, o aumento foi de 2,5%.

Varejo Ampliado Também Apresenta Crescimento:

O varejo ampliado, que inclui veículos, materiais de construção e atacarejos, também registrou crescimento no estado. O aumento foi de 3,7%, enquanto no Brasil o crescimento foi de 2,4%.

Comparação com Janeiro de 2023:

Na comparação com janeiro de 2023, o varejo restrito gaúcho cresceu 4,5%, enquanto o nacional subiu 4,1%. Já o varejo ampliado teve crescimento de 5% no Rio Grande do Sul e 6,8% no Brasil.

No varejo restrito, os supermercados foram o setor que mais cresceu em janeiro, com um aumento de 11,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Outro destaque foi:

• Lojas de tecidos, vestuário e calçados (5,9%)

Perspectivas para o Futuro:

As perspectivas para o futuro do varejo gaúcho são positivas. A expectativa é de que o setor continue crescendo ao longo do ano, impulsionado pela recuperação da economia e pelo aumento da renda das famílias.