O Boticário concorre ao melhor design de loja na Euroshop 2014

O case é o único brasileiro a ser indicado para concorrer ao prêmio de melhor design de loja promovido pela Euroshop 2014

O novo conceito de lojas da rede O Boticário, já implantado no Shopping Morumbi…

O case é o único brasileiro a ser indicado para concorrer ao prêmio de melhor design de loja promovido pela Euroshop 2014

O novo conceito de lojas da rede O Boticário, já implantado no Shopping Morumbi (São Paulo), vai concorrer ao Prêmio de Melhor Design de Loja na Euroshop, feira de varejo (com ênfase em design, material de ponto de venda, visual merchandising e apresentação de loja) que acontecerá em Dusseldorf, na Alemanha, em fevereiro de 2014. “O fato de ter sido indicado já é uma prêmio para nós”, comenta o arquiteto Julio Takano, sócio da KT – Soluções para o Varejo, que idealizou o novo projeto.

A informação, em primeira mão, foi passada por Eugenio Foganholo, diretor da consultoria MIXXER Desenvolvimento Empresarial, e membro da banca de avaliação dos cases da Euroshop – um júri composto por sete especialistas irá escolher a ganhadora.

O novo design das lojas O Boticário está sendo aplicado em cerca de 3.550 pontos de venda no Brasil, e demandará um investimento de R$ 1 bilhão nos próximos quatro anos. O projeto aposta em três pilares na comunicação com os clientes: interatividade, regionalização e experiência com os produtos da marca nos pontos de venda.

As vitrines tradicionais dão espaço a vitrines virtuais, com telas touchscreen e conteúdos interativos. No interior da loja, o cliente conta com tablets à disposição, onde pode tirar fotos dos produtos e enviar para familiares e amigos, como sugestões de presentes. “A ideia foi criar um conceito de conexão emocional e de experimentação dos consumidores com a marca”, afirma Takano. O projeto foi desenvolvido em 18 meses e envolveu a realização de pesquisas em mercados como Hong Kong, Londres e Nova York.

“O projeto alia diversos aspectos inovadores, em particular a imensa carga experiencial que oferece ao cliente que, de forma lúdica, interage, aprende, informa-se, experimenta e compra num ambiente preparado para gerar imersão nas categorias da loja”, descreve Foganholo. “E isso tudo num espaço padrão diminuto de 32 m2”. O consultor lembra ainda que o projeto engloba fundamentos de design como iluminação, layout, expositores feitos sob medida para as categorias de produtos, diferentes texturas, cores e formas. “Em última análise, é uma verdadeira reinvenção do conceito já vitorioso do Boticário”, arremata. “Para o varejo brasileiro, a indicação ao Euroshop Retail Design Award, representa o reconhecimento de estarmos cada vez mais profissionalizados, competentes e com capacidade de atuar, de forma competitiva, em qualquer parte do mundo. Se até alguns anos atrás estávamos vários passos atrás do mundo mais desenvolvido, estamos agora, no mínimo, muito mais próximos ao seu desenvolvimento”, conclui Foganholo.

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