O Dilema do Umbigo

Um dos termos mais falados no varejo é o “umbigo no balcão”, ou seja, estar presente na loja ouvindo os consumidores e suas demandas, identificando as oportunidades do negócio e também ouvindo sua…

Um dos termos mais falados no varejo é o “umbigo no balcão”, ou seja, estar presente na loja ouvindo os consumidores e suas demandas, identificando as oportunidades do negócio e também ouvindo sua equipe. É tão importante esta tarefa (estar presente na loja) que deve fazer parte da rotina de qualquer gestor do varejo ou dono de negócio.

Por outro lado, o varejista tem que deixar de “olhar apenas para o próprio umbigo” e também olhar o que esta em sua volta, isto significa não ficar isolado em seu mundo acreditando que esta tudo ruim ou que seu negócio é excelente.

Programe sua agenda e tome algumas atitudes:
Participe de associações comerciais
Visite feiras e eventos de seu segmento
Conheça novos fornecedores
Visite concorrentes
Visite centros comerciais próximos aos seus negócios
Participe de cursos

Portanto estar presente no ponto de venda e também ter uma visão ampla de seu negócio irá ajudá-lo a antever possíveis problemas ou oportunidades, melhorar sua gestão, estabelecer melhores parcerias etc. Desta forma seu negócio irá prosperar e não irá se preocupar com questões de umbigo.

Maurício Camacho

Veja também

    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    Noticias

    Matrículas para selecionados no Capacita + POA tem o prazo prorrogado

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 24/02 A 01/03

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais