O modo de comprar muda a percepção

Na compra de um imóvel, no processo de contratação nas empresas e até mesmo na escolha de um parceiro amoroso o nosso modo de escolha é em geral sequencial: examinamos a opção A, depois a opção B e…

Na compra de um imóvel, no processo de contratação nas empresas e até mesmo na escolha de um parceiro amoroso o nosso modo de escolha é em geral sequencial: examinamos a opção A, depois a opção B e assim por diante, até decidir. Uma pesquisa recente, porém, aponta uma séria deficiência nesse processo. O consumidor de tipo “sequencial” acaba fruindo menos do objeto adquirido, pois não consegue parar de pensar nas opções deixadas de lado. Já o consumidor a quem é dado o leque completo e simultâneo de opções disponíveis sai mais satisfeito da compra. Um trio de professores de marketing nos Estados Unidos chegou à conclusão ao pesquisar o comportamento de consumidores de chocolates finos, de esmaltes de unha e de vinhos italianos. “A forma como as opções são apresentadas ao cliente acaba influindo no seu sentimento a respeito da escolha”, diz o trio num artigo no Journal of Consumer Research. A escolha “simultânea” daria menos margem a arrependimento e insatisfação do que a escolha “sequencial”.

Segundo o estudo, a satisfação de compra na categoria esmalte de unha, entre os consumidores de tipo simultâneo, foi de 83%, ante 43%, entre os de tipo sequencial. Na pesquisa com chocolates, os “simultâneos” ficaram 25 pontos percentuais mais satisfeitos. E na de vinhos, 50%.

A explicação dos pesquisadores é que a compra sequencial envolve a esperança: o processo cria uma expectativa de que o objeto perfeito (o melhor apartamento, o parceiro ideal…) seja o próximo. Na escolha simultânea, esse lado negativo da esperança é podado. O recado é: sempre que puder, apresente seus produtos lado a lado. Isso vai melhorar o nível de satisfação do cliente.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais