O Natal no comércio porto-alegrense foi considerado positivo para quase metade dos entrevistados
Desconto foi a ação mais usada entre os lojistas para chamar o cliente
O balanço das vendas do Natal de 2023 foi positivo para boa parte dos comerciantes varejistas em relação ao último ano, segundo levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre. Do total dos respondentes, 40% disseram que suas vendas aumentaram, e 20% apontaram que venderam de forma igual a 2022. A pesquisa ainda mostra que 10% não souberam responder e que 30% diminuíram suas vendas.
As justificativas apontada pelos lojistas que tiveram suas vendas aumentadas foram variadas. Se destacaram os seguintes pontos. Maior fluxo de pessoas (42,3%); Pessoas comprando mais (19,3%); Compras com mais de um item (15,5%). Ainda de acordo com a pesquisa, o ticket médio para este Natal chegou a R$ 216,00, superando a expectativa da pesquisa de intenção de compra, que era de R$ 187,00. Com esses dados, a variação real frente a projeção da intenção de compras ficou em 10,3%.
Quais as ações adotadas pelos lojistas a fim de impulsionar as vendas no Natal?
A estratégia de venda ficou focada em praticamente dois pontos.
– Desconto: 55%
– Promoção: 53%
Qual foi o período de maior movimento na sua loja?
Semana do Natal: 76%
Quinze dias antes da data: 12%
Na véspera (dia 24): 8%
Onde mais se vende e por qual canal?
Segundo os respondentes, em ambos os canais (Online e Físico) apareceu com 55%. Apenas na loja física ficou com 45%.
Os canais online utilizados seguem na ordem de preferência a seguir: Site da loja (47,3%), WhatsApp (30,9%) e Instagram (21,8%)
Produtos mais vendidos por segmento:
Vestuário:
Vestidos 25,7%
Lingeries/cuecas 22,8%
Blusas 20%
Camisetas 14,3%
Bermudas 11,4%
Calçados:
Rasteiras 93,3%
Sandálias 73,3%
Chinelos 46,7%
Tênis 13,3%
Cosméticos, perfumaria e produtos de higiene:
Hidratantes: 50%
Perfumes 40%
Sabonetes 20%
Maquiagens 10%
Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, as vendas neste Natal foram boas, porém um pouco abaixo da expectativa do mercado. “Se imaginava um índice maior do que os 40% apontados no levantamento de lojas que venderam mais que em 2022. Em relação ao ticket médio, a surpresa foi positiva”, ponderou.
Veja a pesquisa completa abaixo:
Faça download do infográfico aqui.
Por Rodrigo Bussolin, Thais Del Pino e Leonardo Freitas