“O sonho só acaba quando você desiste”, celebra o maestro João Carlos Martins

O maestro João Carlos Martins abriu sua palestra no Theatro São Pedro, na noite desta quarta-feira (30), falando de sua infância e do sonho de seu pai em ser pianista. Promovido pelo Sindilojas Porto Alegre, o evento emocionou a plateia, que acompanhou a história do musicista e os exemplos de superação. Com a palestra “A Música Venceu”, o maestro falou sobre persistência e força de vontade, qualidades fundamentais para que superasse as adversidades enfrentadas, como as lesões que sofreu na mão direita em decorrência de um assalto e que interrompeu sua carreira diante do piano.

“A música sempre foi importante para mim, mas passou a ser fundamental quando começou a reger a minha vida. As emoções sem música não são as mesmas. Se o beijo final de um filme não tiver música o desfecho não terá o mesmo efeito”, contou. Martins tornou-se maestro aos 64 anos e seu talento foi reconhecido internacionalmente. No Brasil, o trabalho com a orquestra Filarmônica Bachiana SESI-SP é o grande destaque de sua carreira. O projeto, idealizado por ele, reúne 25 profissionais que são orientadores de 45 jovens musicistas, formando a maior orquestra da iniciativa privada do Brasil.

Martins relatou suas experiências durante as tentativas de voltar a tocar, quando precisou adaptar seu repertório a um novo jeito de transformar as notas em melodia. Por vezes ele teve de tocar usando apenas quatro dedos da mão direita e em outras oportunidades apenas com a mão esquerda. “Enquanto houver alguma possibilidade para ser feliz precisamos perseverar. O sonho só acaba quando você desiste”, disse. Hoje, o pianista e regente colhe os frutos de sua persistência. Além de ser convidado para reger os gols do melhor jogador de futebol do mundo, Lionel Messi, ele também terá um filme sobre sua história em 2014.

Diante de um auditório lotado, o maestro aproveitou para dar um recado aos lojistas. “Tudo que fazemos na vida deve ser feito com amor. Se o lojista observa um cliente entrar em sua loja com uma grande felicidade em poder atendê-lo com carinho e atenção, a missão dele já está com meio caminho andado. É assim que eu me sinto ao pisar no palco”, afirmou. Aos 73 anos, o regente ocupa um lugar importante no cenário musical brasileiro. A presença do maestro é mais uma ação do Sindilojas Porto Alegre para fomentar o desenvolvimento dos lojistas da Capital. Para o presidente da Entidade, Ronaldo Sielichow, ele é inspiração para muitos empresários e funcionários que precisam de motivação para lidar com o mercado de trabalho. “Temos certeza de que a palestra foi fundamental para conhecer a história desse profissional admirável e que muito acrescentou para a bagagem de todos os presentes”, disse.