Os prejuízos da insegurança

Por Paulo Kruse – presidente Sindilojas Porto Alegre

Frequentar parques, passear na orla do Guaíba ou sair para fazer compras tem sido, cada vez mais, uma tarefa difícil para os porto-alegrenses. Com a notícia de reprogramação orçamentária do atual governo para a área de Segurança, passando dos R$ 470,5 milhões, valor efetivamente executado na Segurança em 2014, para a estimativa de R$ 434,5 milhões para 2015, a situação se agrava e acende um sinal de alerta.

Outro dado alarmante é o índice dos homicídios em Porto Alegre. Só em 2014, segundo dados da Polícia Civil, a Capital teve um total de 517 homicídios. Mais de 60% de aumento em 10 anos.

A falta de segurança no entorno de shoppings centers e em áreas de grande concentração comercial traz ainda uma preocupação a mais para quem depende desse negócio para viver. Além das ameaças à própria vida, estamos colocando em risco o emprego de centenas de pessoas e a sobrevivência de milhares de empresas.

Na semana passada um levantamento realizado pelo Sindilojas Porto Alegre revelou que 33% das lojas da Capital já foram assaltadas em 2015 em horário comercial. Além disso, 50% dos empresários entrevistados relatam que seus funcionários já foram assaltados no deslocamento de casa para o trabalho e do trabalho para casa. Mais uma vez, constatamos que Porto Alegre está desamparada pelos órgãos competentes.

Neste mês de abril, a Entidade reuniu o Comando de Policiamento da Capital e o Sindec para buscar encontrar soluções para coibir a violência no setor. Estamos vulneráveis em nossa cidade. Com cada vez menos policiais nas ruas, valorização e renovação das equipes de segurança. Diante desse cenário, é nosso dever pedir e cobrar ações do setor público. Convidamos a classe lojista a unir-se nesse sentido. Só unidos e combativos, poderemos atenuar esse quadro.