Otimismo com Natal e 13º salário

O aumento das vendas no quarto trimestre deste ano, puxado pelo Natal e pelo pagamento do 13º salário aos consumidores, deve proporcionar um crescimento de 8,5% a 9% nominais (sem descontar a inflação) no faturamento das lojas instaladas nos shopping centers brasileiros no acumulado de 2013.

Considerando a mais recente projeção do Banco Central para a inflação (IPCA) deste ano, de 5,8%, o aumento real das vendas pode ir até 3,2%. “Estamos otimistas”, disse ontem Nabil Sahyoun, presidente da Alshop, associação que representa o setor.

Conforme o empresário, no primeiro semestre as vendas realizadas em lojas de shopping centers tiveram um aumento nominal (sem descontar a inflação) entre 4,5% e 4,7%, em comparação com o mesmo período do ano passado. A inflação (IPCA) avançou 2,32% de janeiro a junho deste ano, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para os últimos três meses do ano, Sahyoun prevê altas mais expressivas nas vendas de produtos mais baratos, como bijuterias, e maiores dificuldades em segmentos que trabalham com produtos importados, devido ao impacto da alta do dólar sobre os preços.

No ano passado os 113,3 mil lojistas instalados em 828 shoppings centers no Brasil faturaram R$ 114,5 bilhões. Neste ano, a previsão é que mais 41 empreendimentos terão entrado em operação até o fim de dezembro, o que representará a abertura de 7 mil a 8 mil novos pontos de venda do varejo, disse Sahyoun, que participou em Porto Alegre do congresso nacional do setor, o Brasilshop.