Palestra do Sindicato leva lojistas e suas equipes ao Teatro do Bourbon Country

Diante de uma plateia lotada, o Sindilojas Porto Alegre realizou, na noite de segunda-feira, 19 de maio, a palestra especial “Estratégias Vencedoras – Atitudes e ações que transformam desafios em…

Diante de uma plateia lotada, o Sindilojas Porto Alegre realizou, na noite de segunda-feira, 19 de maio, a palestra especial “Estratégias Vencedoras – Atitudes e ações que transformam desafios em conquistas”, ministrada por Eduardo Shinyashiki no Teatro do Bourbon Country.

Presidente da Sociedade Cre Ser Treinamentos e especialista em preparação psicológica de equipes de alto rendimento, o palestrante foi ovacionado por lojistas e suas equipes, ao falar sobre como a mudança de atitudes e habilidades corriqueiras pode interferir na vida e nos negócios de cada um.

Em um dos diversos momentos de interação com o público, Shinyashiki organizou rapidamente um coral com os espectadores, a fim de exemplificar que o sucesso está relacionado às escolhas feitas frente às variáveis impostas pela vida. “Dez por cento da vida é feita situações que não temos controle, os outros 90% é como nós respondemos às variáveis”, engatou. Dessa forma, o especialista quis demonstrar que “ser feliz” é um poder pessoal, ligado à forma como a pessoa se posiciona no mundo. De acordo com ele, as pessoas devem portar-se como a solução e não como o problema, atingindo, no mínimo, a eficiência operacional.

Através de sua metodologia, Shinyashiki apontou exemplos úteis para o varejo durante sua apresentação. Entre eles, a ideia de que as pessoas devem almejar serem únicas em suas atividades, buscando dentro de si seus diferenciais. Para o palestrante, o aperfeiçoamento também é uma escolha. “As pessoas que vivem sua grande onda estão identificando seus pontos fracos, os fortes e assumindo o compromisso em melhorar, em transformar chances mínimas em boas oportunidades”, ressaltou.

Ao sugerir que o sucesso do lojista tem que passar pelo sucesso do cliente, o palestrante enfatizou a necessidade de disposição no atendimento. Para ele, o vendedor deve ir além, sendo um consultor de vendas. “Não é uma roupa, uma calça, não vendemos produtos ou serviços, nós vendemos sonhos”, disse.

Uma das preocupações apontadas para quem atua no comércio é a estratégia de comunicação. Shinyashiki pontua três pilares para o êxito nesse processo: a palavra, o tom de voz e a linguagem corporal. É preciso convergência entre “o que” e “como” uma mensagem está sendo dita e a apresentação de quem está falando. “Antes de querer saber do tom de voz e o que a gente tem para dizer, as pessoas olham para a nossa cara, a comunicação é sobre como alguém está olhando e o que está pensando sobre a experiência que vai ter”, afirmou.

O palestrante ainda deu dicas sobre atitudes inovadoras, destacando que para agregar novas práticas, é preciso abandonar os velhos hábitos e focar no tripé que compõe a missão de cada um: surpreender, encantar e entusiasmar. “Você só surpreende alguém se estiver surpreendendo a si mesmo, funciona na empresa e funciona na vida”, concluiu Shinyashiki.

Antes da palestra, os participantes tiveram uma oportunidade de preparo para atender os turistas que estarão em Porto Alegre do período da Copa do Mundo 2014, em iniciativa ímpar para o evento no Brasil. A professora do Senac Idiomas Regina Bastos apresentou a lojistas e seus colaboradores algumas das principais expressões utilizadas em língua inglesa para efetuar vendas. Para uma plateia de cerca de 1 mil profissionais do varejo, foram abordados tópicos como cumprimentos, nomes e tamanhos de produtos e formas de pagamento em inglês.

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