Palestra Especial do Sindilojas Porto Alegre traz Edmour Saiani para dar dicas de como impulsionar as vendas de Natal

Segundo o palestrante, as lojas devem contar com uma equipe entusiasmada e promover ações diferentes para atrair os clientes na época mais importante do ano para o comércio

Com o intuito de fomentar as vendas do varejo na Capital e auxiliar o comércio na capacitação dos profissionais, o Sindilojas Porto Alegre promoveu ontem (12) à noite a Palestra Especial, evento que marca o encerramento do calendário de eventos da Entidade: “Natal Mágico: Como fazer suas vendas brilharem no fim de ano”. Cerca de 850 pessoas, entre lojistas, funcionários de loja e interessados por técnicas de vendas, assistiram à apresentação de Edmour Saiani no Teatro do Bourbon Country. O palestrante é fundador da empresa de gestão e atendimento Ponto de Referência, voltada especialmente para a construção de Cultura e Gestão de Atendimento e Serviços, e também autor dos livros “Loja Viva – Revolução no Pequeno Varejo Brasileiro” e “Ponto de Referência”.

Em sua palestra, Edmour destacou a importância de se conectar com os consumidores a partir da construção de relacionamento. “O cliente não é da loja, é de quem atender ele melhor. Para isso, é preciso ouvi-lo e descobrir como ele gosta de ser atendido. E quem pode fazer isso é o funcionário da ponta”, disse. Para o palestrante, a pessoa que está no dia a dia do negócio lidando diretamente com o público deve possuir características específicas, fundamentais principalmente nesta época do ano. Empatia, entusiasmo, generosidade, ambição e autodisciplina são algumas das qualidades destacadas por Edmour, orientação que serve, inclusive, para a contratação de temporários.

O ambiente da loja foi outro ponto de atenção mencionado pelo empresário. Além de preparar uma decoração diferenciada em cores, objetos e iluminação, as lojas devem oferecer um “algo a mais” para transmitir a magia do Natal, segundo ele. E, usar a criatividade é de extrema importância nesse momento. “´É preciso divertir as pessoas. Muitas vezes, ela não está pensando em comprar, mas se ela vai à loja para uma ação promovida para clientes, como um coquetel ou um evento de lançamento, ela acaba comprando algo”, exemplificou.

Após uma hora e meia recheada de dicas e exemplos do que fazer e não fazer neste final de ano e de muita interação, Edmour encerrou sua palestra com a pergunta que marcou o evento: “Preparados?”, perguntou ele. “Cada vez mais!”, entoou a plateia, animada.