Para 54,1% dos comerciantes, a expectativa de faturamento no Dia dos Pais foi atingida

O ticket médio para a data neste ano ficou em R$ 307

De acordo com o levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre, mais da metade dos respondentes venderam mais ou de forma igual ao último ano. Segundo os dados obtidos, 39,2% aumentaram suas vendas 22,9% disseram ter mantido o volume em relação ao ano de 2023. A parcela que respondeu ter vendido menos ficou em 32,4%. As justificativas mais citadas por esses que disseram ter vendido mais, são, em ordem, a seguinte: aumento do frio (37,5%); bom movimento nos locais (20,7%); reposição de itens doados (13,8%).

Quanto ao valor do ticket médio, uma ótima surpresa. Na pesquisa realizada pela Entidade quanto à intenção de compras para a data, o valor ficou em R$ 285,00. Mas, após as compras, o valor subiu. A pesquisa de vendas do dia dos pais trouxe o valor de R$ 307,00.

Outro aspecto que a pesquisa não deixou de fora é sobre a época de maior movimento de compras. A própria semana que antecede o Dia dos Pais foi o período de movimento mais intenso, com 62,2% das citações. A véspera, no sábado, dia 10, com 25,7%, vem em seguida na preferência de quem respondeu a pesquisa. A 1ª semana de agosto como escolha para a compra de Dia dos Pais aparece na lista com 8,1% das respostas.

Forma de pagamento mais usada pelo consumidor:

Perguntados sobre qual a forma mais utilizada pelo cliente para pagamento, o resultado foi o seguinte:

-Parcelado no cartão de crédito: 75,7%

-À vista no débito: 14,9%

-Cartão de crédito em 1 vez: 2,7%

-À vista pelo Pix: 2,7%

-À vista em dinheiro: 1,3%

Físico x online

Sobre vendas em lojas físicas e online, a maioria, 56,8% mencionou que vendeu em ambos os locais. Outros 43,2% citaram que a venda se deu exclusivamente na loja física. Entre os canais online, o WhatsApp, com 54,8% lidera a lista. Em seguida aparecerem os sites de lojas com 33,3%, Instagram, com 9,5%, e o Mercado Livre com 2,4%.

A forma de pagamento mais utilizada para àqueles que efetuaram compras pelo online ficou assim:

-Pix: 52,4%

-Link de pagamento: 40,5%

-Cartão de Crédito: 7,1%

A pesquisa revelou, ainda, quais foram os produtos mais comprados no comércio de Porto Alegre. No vestuário, destaca-se as tradicionais camisetas. Na parte dos acessórios, carteira foi o item mais vendido. Tênis foi o preferido na área dos calçados e produtos para barba no item relacionado a cosméticos, perfumaria e produtos de higiene.

Na análise de Arcione Piva, presidente da Entidade, os dados trazem o otimismo esperado para a data, após uma retomada lenta e gradual do comércio. “O ticket médio mais alto neste ano revela que os muitos dias de frio intenso na capital tenham feito a procura por casacos aumentaram, item que eleva o valor da compra, assim como, a reposição de itens doados”. Arcione ainda destacou um sentimento. “Mostrando uma retomada, podemos afirmar que o dia dos pais trouxe um certo alívio e esperança aos lojistas”.

Abaixo, segue o infográfico com todas as informações desta pesquisa.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre faz visita à Prefeita em exercício

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Evento do Sindilojas POA inspira lojistas a fazer diferente

    Veja mais
    Noticias

    Lojistas devem firmar acordo coletivo para funcionamento no feriado do Dia da Cons...

    Veja mais
    Noticias

    Comércio de Porto Alegre poderá abrir no feriado de 15 de novembro

    Veja mais