Parcela de famílias gaúchas endividadas cai em agosto, segundo Fecomércio-RS

O percentual de famílias endividadas apresentou queda na divulgação de agosto (66,2%) em comparação com o verificado no mesmo período do ano passado (73,2%). Os dados indicaram aumento em agosto (66,2%)…

O percentual de famílias endividadas apresentou queda na divulgação de agosto (66,2%) em comparação com o verificado no mesmo período do ano passado (73,2%). Os dados indicaram aumento em agosto (66,2%) quando comparados a julho (60,3%).

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência das Famílias gaúchas (Peic-RS), divulgada nesta quarta-feira pela Fecomércio-RS mostra que o aumento do endividamento nos últimos meses está relacionado ao nível atipicamente baixo registrado no início do segundo trimestre.

De acordo com a Fecomércio-RS, o resultado de agosto é o segundo mais alto do ano, mas em níveis históricos, pode ser considerado saudável, considerando a média desde o início da série que é de 67,1%. Em média, nos oito primeiros meses do ano, o percentual de famílias endividadas foi 8,1 pontos percentuais inferior ao verificado no mesmo período do ano anterior.

A elevação da parcela de famílias endividadas na comparação com o mês passado também se refletiu no percentual de famílias que se declara muito endividada que passou de 13,4% em julho para 14,9% em agosto.

A pesquisa também apontou que, em agosto, 26,7% das famílias apresentam contas em atraso e 8,9% não terão condições de pagar suas dívidas em atraso nos próximos 30 dias.

— O mercado de trabalho aquecido contribui para uma dinâmica saudável do endividamento, sem repercussões relevantes sobre a inadimplência quando medida como percentual do crédito — analisa o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi.

Os principais tipos de dívida atualmente são cartão de crédito (75,6%), carnês (21,7%), crédito pessoal (21,7%). Como as famílias podem ter mais de um tipo de dívida, a soma supera os 100%.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais