Parceria potencializa revitalização do Centro Histórico

Sindilojas Porto Alegre integra parceria apoiando a recuperação de calçadas e fachadas e a qualificação da coleta seletiva do lixo

O conjunto de projetos que a prefeitura desenvolve para revitalizar o Centro Histórico será reforçado por meio de nova parceria firmada com a Federasul, Sindilojas Porto Alegre e entidades da Capital. Foram definidas oito ações para qualificar a infraestrutura dos espaços públicos, com metas definidas até abril de 2013. O trabalho foi apresentado em reunião na tarde desta quinta-feira, 26, com as presenças do prefeito José Fortunati, do presidente da Federasul, José Paulo Dornelles Cairoli, secretários municipais e representantes de entidades parceiras.

Iluminação especial, recuperação de fachadas e calçadas, adoção de praças, qualificação da coleta seletiva e estratégias para o Mercado Público estão entre os projetos a serem desenvolvidos conjuntamente pelos órgãos públicos e pelas entidades. “Esse modelo de cooperação deve ser exemplo de como é possível somar as potencialidades do poder público e da iniciativa privada para qualificar a cidade”, manifestou o prefeito.

A parceria integra o projeto Viva o Centro, criado em 2005 pela prefeitura, e o Dez Ações, da Federasul. Também participam da iniciativa CDL, Sindilojas Porto Alegre, Sindpoa, Ufrgs, Fecomércio e Senac. “As entidades podem contribuir nesse processo, porque queremos uma Porto Alegre melhor”, disse Cairoli.

O território de atuação está focado nas áreas no entorno das praças XV, da Alfândega e Otávio Rocha, na rua Sete de Setembro e na avenida Otávio Rocha. As ações somam-se a projetos já em andamento no município, como o Minha Calçada, Porto Alegre + Luz, qualificação da sinalização turística no Centro Histórico e as revitalizações da Praça da Alfândega e da Praça XV.

Entre as diversas melhorias práticas para os cidadãos e turistas, o coordenador do projeto Viva o Centro, Glênio Bohrer, destacou a criação de seis pontos de bilhetagem do Linha Turismo, para faciltiar o acesso dos usuários ao passeio, que agora conta com parada no Centro Histórico. O desenvolvimento das etapas será acompanhado periodicamente pelos comitês gestor e executivo e pelo grupo de trabalho responsável pelo planejamento e execução das ações.

Ações propostas até abril de 2013
1 – Plano Estratégico do Mercado Público | Smic + Fecomércio + Senac
2 – Recuperação de Calçadas e Fachadas | Gabinete de Articulação Institucional + Secretaria de Governança + Sindilojas Porto Alegre
3 – Qualificação da Coleta Seletiva do Lixo | DMLU + Sindilojas Porto Alegre