Parte do comércio registra crescimento nas vendas do Dia das Mães

Decoração da vitrine e promoções alavancaram as vendas, segundo lojistas

O Sindilojas Porto Alegre realizou um levantamento sobre os resultados de vendas no Dia das Mães, em Porto Alegre. No item ticket médio, o resultado ficou muito próximo a expectativa (R$ 365) e fechou no valor de R$ 330.

Ainda de acordo com o levantamento, 33% dos lojistas da capital disseram ter vendido mais agora do que no último ano. Para 36%, as vendas se mantiveram iguais e 27% dos respondentes citaram uma redução. Outros 4% ainda não tinham os resultados.

Um dado que chamou a atenção foi o alto índice pela escolha das compras via cartão de crédito parcelado, com 72% da preferência. Outras opções citadas foram à vista no débito (12%). Pix à vista, com 5% e Pix parcelado, com 1% também foram citados.

Os consumidores ainda seguem preferindo fazer compras direto em lojas físicas. Essa foi a escolha de 64%. Mas uma boa parcela ainda compra nos dois meios. As lojas que se prepararam para vender nos pontos de venda físico e virtuais ficaram com o índice de 36%.

O canal online mais utilizado, dentre aqueles que compraram desta forma, foi: WhatsApp (52,8%), site (38,9%) e Instagram (8,3%).

Estratégia de vendas

As medidas tomadas pelos empresários para vender mais foram: Decoração da vitrine (60%), promoção (29%), e estratégias de vendas (11%)

Produtos mais vendidos por segmentos:

Vestuário:

Pijamas (34,3%)

Blusas (31,4%)

Calças (22,8%)

Cosméticos, perfumaria e produtos de higiene:

Perfumes (60%)

Hidratantes (33,3%)

Shampoo (46,7%)

Calçados:

Tênis (13,3%)

Botas (40%)

Pantufas (26,6%)

Curiosidade:

Período de maior movimento nas lojas:

Na semana do Dia das Mães: (63%)

Na véspera: (27%)

Quinze dias antes da data: (5%)

No dia: 4%)

Segunda quinzena de abril: (1%)

Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, a retomada do comércio com a data de dia das mães após as cheias, além do envolvimento sentimental com a data festiva, fez os lojistas terem aumento nas vendas. “O levantamento realizado por nós mostra que neste ano, a data comemorativa – uma das mais fortes para o setor – tem o apelo da retomada. Outro ponto importante de se notar é como a preparação de uma vitrine bem montada chama a atenção e traz o cliente para dentro da loja”, argumentou Piva.

Abaixo, veja o infográfico desta pesquisa com todos os dados:

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