Passos fundamentais para melhorar a experiência do consumidor

Além de oferecer canais de vendas diferentes e integrados, o varejista precisa fazer uso de soluções tecnológicas no ponto de venda, porque isso proporciona experiências diferenciadas para o consumidor. Essa é a visão do diretor de consultoria da PromonLogicalis, Yassuki Takano. Para o executivo, além disso, a tecnologia auxilia os varejistas na busca pela eficiência no processo de vendas como um todo.
Confira as quatro dicas, citadas por Takano, sobre o futuro do varejo:

1. Oferecer maior interatividade no ponto de venda: com a gôndola inteligente, o cliente retira um produto da gôndola e por meio de sensores uma tela é ativada ao lado, onde aparecem informações sobre o produto e a indicação de produtos semelhantes ou que combinam com aquele.

2. Oferecer diferentes canais integrados: é possível oferecer ao cliente uma pesquisa on-line e depois uma experimentação na loja. O canal virtual é um complemento imprescindível para o varejista.

3. Cruzar dados e ferramentas de automação: é possível fazer um cruzamento dos dados do consumidor, em termos de preferências e de combinações de produtos com o Big Data.

4. Usar impressão 3D, robôs e drones: isso ainda faz parte de um futuro próximo, mas são tecnologias em desenvolvimento que têm um futuro promissor, que vão revolucionar o varejo.

Fonte: Portal No Varejo