Pequenas e Micro Empresas representam 27% do PIB do País

No Brasil, segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, existem cerca de 9 milhões de pequenos negócios, divididos entre os setores de serviço, comércio, indústria e construção, responsáveis por movimentar um quarto da economia do País.

No Brasil, segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, existem cerca de 9 milhões de pequenos negócios, divididos entre os setores de serviço, comércio, indústria e construção, responsáveis por movimentar um quarto da economia do País. O Rio Grande do Sul é o quarto Estado com o maior número de MPE’S (93% dos empreendimentos na região), ficando atrás de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Além disso, o varejo lidera o número de micro pequenas empresas, com 466.530 instituições. Em Porto Alegre o número é ainda mais expressivo. Das 210.934 empresas ativas, 193.041 são de micro e pequenos negócios, o que significa 61,5% do total. 

Além de movimentar a economia, o crescimento dos pequenos negócios impacta diretamente no mercado de trabalho e no desenvolvimento da comunidade. Segundo o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, todo bom empreendedor não quer manter seu negócio no mesmo limite de arrecadação por anos. “Ele quer crescer, aumentar sua lucratividade e ampliar sua rede”, disse. Para isso, Kruse explica que é importante que o empreendedor busque se inovar e se capacitar. “É imprescindível que o empreendedor esteja em constante qualificação e fique atento às melhores práticas de gestão”, diz. 

O perfil dos empreendedores também está mudando. Ainda de acordo com o levantamento, 51% dos novos empreendimentos são geridos por mulheres e 54% das novas empresas são comandadas por brasileiros com até 34 anos. A classe C também mostra sua ascensão nesse setor e representa 55% dos novos negócios. O dia da micro e pequena empresa é comemorado hoje, 5 de outubro, com o objetivo de incentivar e valorizar os pequenos negócios e sua contribuição para o desenvolvimento da sociedade. 

Fonte: Sindilojas Porto Alegre

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais