Percentual de famílias com dívidas sobe em novembro, segundo CNC

Dos entrevistados, 63,2% relataram ter dívidas, ante 62,1% de outubro. Índice de endividamento avançou na comparação mensal e anual.

Em novembro, 63,2% das famílias brasileiras relataram ter dívidas…

Dos entrevistados, 63,2% relataram ter dívidas, ante 62,1% de outubro. Índice de endividamento avançou na comparação mensal e anual.

Em novembro, 63,2% das famílias brasileiras relataram ter dívidas entre cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro, mais que o percentual de 62,1% registrados em outubro.
O índice também foi maior que o marcado em novembro de 2012, de 59%, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nesta terça-feira (26) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Já o percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso recuou na comparação mensal, passando de 21,6% para 21,2%, e avançou em relação a novembro de 2012, quando o indicador marcou 21%.
O percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso, mantendo-se inadimplentes, recuou nas comparações mensal e anual: 6,6% em novembro, ante 7,3% em outubro e 6,8% em novembro de 2012.
Segundo Marianne Hanson, economista da CNC, mesmo com a alta do endividamento, os indicadores de inadimplência diminuíram em novembro.

“O efeito sazonal dos ganhos com o décimo terceiro salário pode ter influenciado esse resultado. Houve também melhora na percepção das famílias em relação à sua capacidade de pagar seus débitos em atraso. Na comparação anual, a melhora no perfil de endividamento tem proporcionado alta apenas discreta nos indicadores de inadimplência, apesar do maior nível de endividamento observado neste ano”, disse Marianne.

Veja também

    Noticias

    Programação de atividades para a obra no Centro da capital

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Sindilojas Porto Alegre realiza pesquisa com empresários da capital sobre o uso d...

    Veja mais
    Noticias

    Prefeitura de Poa dá descontos em juros e multas

    Veja mais
    Noticias

    Apoio do Governo Federal para pagamento de salários

    Veja mais