Pesquisa aponta Brasil como melhor opção para investimentos em varejo

Brasil é líder do ranking de países mais atraentes para investimentos no varejo pelo terceiro ano consecutivo, de acordo com estudo da consultoria A.T. Kearney

Uma pesquisa realizada e divulgada, na…

Uma pesquisa realizada e divulgada, na última quarta-feira (12 de junho), pela consultoria A.T. Kearney, aponta o Brasil como líder no ranking dos países mais atrantes para investimentos no setor varejista. É a terceira vez consecutiva que o país aparece como o primeiro colocado no estudo feito pela consultoria, que analisa, desde 2002, os índices globais de desenvolvimento no varejo.

De acordo com os realizadores do estudo, a expansão dos shoppings centers, a ampliação do varejo de lixo e o aumento do poder de consumo da classe C são os principais motivos para a liderança do Brasil no ranking. Para o sócio da A.T. Kearney no Brasil, Esteban Bowles, mesmo frente à desaceleração da economia e à ligeira retração no consumo no país nos primeiros meses de 2013, os investimentos no setor varejista devem permanecer em alta nos próximos 3 a 5 anos. Os megaeventos esportivos, como a Copa 2014 e os Jogos Olímpicos, também devem manter os investimentos aquecidos.

A classificação do estudo leva em consideração 24 variáveis em quatro áreas: risco país (estabilidade política e econômica); atratividade de mercado (potencial de varejo em vendas per capita, tamanho da população urbana); saturação (se há muita competição de companhias internacionais) e o critério de “time pressure” (avalia a rapidez que mercado cresce e urgência de investimentos feitos para não “perder” o melhor momento). O resultado ainda mede a preferência de investidores de grandes empresas em relação às economias mundiais.

Completam as cinco primeiras colocações no ranking da consultoria, atrás do Brasil: Chile, Uruguai, China e Emirados Árabes Unidos.