Pesquisa Fecomércio-RS: Indicador inédito no Estado revela otimismo dos empresários do comércio

Os empresários do setor de comércio estão otimistas a respeito do cenário atual e também das perspectivas futuras. Este é o resultado da apuração do Índice de Confiança do Empresário do Comércio do…

Os empresários do setor de comércio estão otimistas a respeito do cenário atual e também das perspectivas futuras. Este é o resultado da apuração do Índice de Confiança do Empresário do Comércio do RS (ICEC-RS), medido pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e divulgado regionalmente pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS (Fecomércio-RS). Na capital gaúcha, o índice ficou em 129,1 no mês de maio, demonstrando ligeira queda em relação a abril (131,1).

A confiança do empresário está associada, prioritariamente, mais à sua visão do próprio negócio do que a do setor e da economia em geral. O pequeno decréscimo apresentado é reflexo das medidas governamentais para desacelerar a economia. Para o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, a tendência é de preservação dos índices positivos, ainda que com pequenas reduções. “As variáveis que influenciam os ganhos no comércio, como crédito, geração de empregos e renda média do trabalhador, continuam em expansão, e o câmbio também está favorável ao consumo das famílias”, argumenta.

O ICEC é medido em todas as capitais brasileiras. Formado por três componentes, considera otimista o índice acima de 100. Em Porto Alegre, foram pesquisados 328 estabelecimentos do comércio varejista.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre recebe prêmio da Confederação Nacional do Comércio (CNC)

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Funcionamento do comércio no feriado de Tiradentes: saiba como será

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre tem reunião com o prefeito Sebastião Melo

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA acompanha lançamento de agenda legislativa na Fecomércio RS

    Veja mais