Pesquisa Fecomércio-RS: Vestuário domina intenções de compra dos gaúchos no Dia das Mães

Artigos de vestuário (48,1%), seguidos de perfumes e cosméticos (18,4%) e calçados (15,7%) lideram a preferência de compras dos gaúchos para o próximo Dia das Mães. Os resultados constam na Pesquisa de Dia das Mães 2014, elaborada pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), junto a 385 entrevistados em cinco macrorregiões do Estado.

A expectativa da Fecomércio-RS é de que a data tenha um crescimento nas vendas entre 4,5% e 5% em relação ao ocorrido no ano passado. Para o segmento de vestuário, que terá maior procura de presentes, está sendo estimado um incremento de 6% nas vendas. De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, a perspectiva positiva anima os comerciantes. “O dia das mães é considerado a segunda melhor data para o varejo, perdendo somente para o Natal. Ainda que as vendas do dia dos namorados e do dia das crianças estejam ganhando cada vez mais força nos últimos anos, o dia das mães tem sido caracterizado por um ticket médio mais elevado e por uma forte adesão dos consumidores.”, comenta.

Os gaúchos pretendem adquirir 1,2 presentes na data, com preço médio de R$ 121,38. Os homens devem desembolsar mais para presentear neste ano: R$ 129,88, enquanto as mulheres, R$ 114,58. A intenção de gastos neste ano é superior ao de 2013. O percentual de pessoas que planeja desembolsar o mesmo valor do ano passado é de 51,5%, porém, há um índice maior de entrevistados que admitiram a intenção de gastar mais (17,9%) e muito mais (4,6%) pelos presentes.

A grande maioria dos consumidores (83,4%) planeja pagar suas compras à vista; dentre os que pretendem parcelar, 71,0% dividirão suas compras em até 3 parcelas. As lojas do centro da cidade serão o local preferido para realizar as compras de Dia de Mães, sendo a preferência de (68,9%) dos consumidores gaúchos, seguido de shopping centers, com participação de 21,1%. Lojas de bairro (7,9%) e centros comerciais (4,2%) foram os menos citados pelos gaúchos.

A pesquisa apurou ainda que 59,2% dos entrevistados têm a intenção de participar ou realizar evento especial em comemoração ao Dia das Mães em 2014: 85,1% devem participar de almoço ou jantar em casa, enquanto 12,3% planejam ir a bares e/ou restaurantes.