Pesquisa Fecomércio-RS: Vestuário domina intenções de compra dos gaúchos no Dia das Mães

Artigos de vestuário (48,1%), seguidos de perfumes e cosméticos (18,4%) e calçados (15,7%) lideram a preferência de compras dos gaúchos para o próximo Dia das Mães. Os resultados constam na Pesquisa de…

Artigos de vestuário (48,1%), seguidos de perfumes e cosméticos (18,4%) e calçados (15,7%) lideram a preferência de compras dos gaúchos para o próximo Dia das Mães. Os resultados constam na Pesquisa de Dia das Mães 2014, elaborada pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), junto a 385 entrevistados em cinco macrorregiões do Estado.

A expectativa da Fecomércio-RS é de que a data tenha um crescimento nas vendas entre 4,5% e 5% em relação ao ocorrido no ano passado. Para o segmento de vestuário, que terá maior procura de presentes, está sendo estimado um incremento de 6% nas vendas. De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, a perspectiva positiva anima os comerciantes. “O dia das mães é considerado a segunda melhor data para o varejo, perdendo somente para o Natal. Ainda que as vendas do dia dos namorados e do dia das crianças estejam ganhando cada vez mais força nos últimos anos, o dia das mães tem sido caracterizado por um ticket médio mais elevado e por uma forte adesão dos consumidores.”, comenta.

Os gaúchos pretendem adquirir 1,2 presentes na data, com preço médio de R$ 121,38. Os homens devem desembolsar mais para presentear neste ano: R$ 129,88, enquanto as mulheres, R$ 114,58. A intenção de gastos neste ano é superior ao de 2013. O percentual de pessoas que planeja desembolsar o mesmo valor do ano passado é de 51,5%, porém, há um índice maior de entrevistados que admitiram a intenção de gastar mais (17,9%) e muito mais (4,6%) pelos presentes.

A grande maioria dos consumidores (83,4%) planeja pagar suas compras à vista; dentre os que pretendem parcelar, 71,0% dividirão suas compras em até 3 parcelas. As lojas do centro da cidade serão o local preferido para realizar as compras de Dia de Mães, sendo a preferência de (68,9%) dos consumidores gaúchos, seguido de shopping centers, com participação de 21,1%. Lojas de bairro (7,9%) e centros comerciais (4,2%) foram os menos citados pelos gaúchos.

A pesquisa apurou ainda que 59,2% dos entrevistados têm a intenção de participar ou realizar evento especial em comemoração ao Dia das Mães em 2014: 85,1% devem participar de almoço ou jantar em casa, enquanto 12,3% planejam ir a bares e/ou restaurantes.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais