Pesquisa reafirma a importância do bom atendimento para as vendas

Pesquisa realizada pelo Sindilojas Porto Alegre e a CDL POA aponta que 85% dos entrevistados já deixaram de comprar algo por serem mal recepcionados pelo vendedor 

Ao entrar em uma loja, todo mundo merece receber um bom tratamento. Independentemente do que for comprar (ou não), a experiência dentro do estabelecimento comercial faz toda diferença para a fidelização do cliente. Em tempos de crise, especialmente, receber bem o consumidor é imprescindível.

Pesquisa realizada em parceria entre o Sindilojas Porto Alegre e a CDL POA sobre o comportamento do consumidor para o próximo Dia dos Pais, aponta que 85% dos entrevistados já deixaram de comprar algo por serem mal recepcionados pelo vendedor. Entre os fatores que fazem com que o cliente não leve algo, mesmo tendo o produto que deseja, o atendimento aparece, em disparado, no primeiro lugar (61%), seguido do preço (32%), condições de pagamento (4%).

Quando questionados sobre a capacidade técnica do vendedor em saber explicar bem sobre o produto que vendem, 40% afirmaram que “eventualmente” se deparam com profissionais eficientes, 40% dizem que “frequentemente”, 6,9% afirmaram que “sempre”, 10,9% “raramente” e 1,9% “nunca”.

O levantamento realizado pela Vitamina Pesquisa também classificou, de forma bem-humorada, os tipos de atendimentos de acordo com nomeações dadas pelos próprios entrevistados. Para o bem dos consumidores, o “eficiente” ficou em primeiro lugar (36,4%), “o vendedor entende o que você precisa e resolve o seu problema”. Em segundo, o tipo denominado de “forçado” (28,8 %), que “quer empurrar o que você não pediu”. E o “bipolar” ficou com o bronze (começa bem, mas fecha a cara se você não leva o produto), com 26,1%.

Os últimos colocados foram o “sem noção” (4,6%), “enquanto está te atendendo, conversa com os colegas, olha o celular ou some”, e o “desinformado” (3,9%), “mal sabe o que está fazendo na loja, não entende o que vende”. O levantamento, elaborado pela Vitamina Pesquisa, foi realizado a partir de entrevistas com 300 participantes, homens e mulheres, acima de 18 anos de idade, das classes A, B C, D e E. 

 

 

 

 

 [m1]Vamos disparar essa nota antes do release geral, isso? 

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