PIX Saque e PIX Troco: por que e como oferecer na sua loja

Duas novas modalidades começaram a valer nesta segunda-feira, 29, e podem ser benéficas para os comerciantes que souberem aproveitá-las.

Nesta segunda-feira, 29, o Banco Central passou a oferecer duas novas modalidades do PIX: o PIX Saque e o PIX Troco. As operações permitem que os usuários façam saques em diversos estabelecimentos além dos caixas eletrônicos, entre eles, no comércio.

Ambas as modalidades são opcionais para os usuários, assim como para as empresas. Na avaliação do presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, devem ser encaradas positivamente pelos varejistas, já que incentivam a presença de público nas lojas. “Ter as pessoas na loja física é sempre uma oportunidade de concretizar uma venda. O lançamento das duas operações nesta época de final de ano, com a proximidade do Natal, será benéfico para quem transmitir uma experiência diferenciada às pessoas, por meio de atendimento qualificado e de produtos, serviços, preços e promoções atrativos”, analisa.

Para as lojas que disponibilizarem o serviço, as operações poderão gerar entre R$ 0,25 a R$ 0,95 por transação, que irá depender da negociação realizada junto à instituição financeira em que o lojista possuir conta. O banco de relacionamento do usuário sacador irá repassar a tarifa da transação para o lojista.

De acordo com o Banco Central, a oferta dos novos serviços irá diminuir os custos dos estabelecimentos com gestão de numerário, como aqueles relacionados à segurança e aos depósitos. Em informação divulgada em seu site, o BC reforça que “a iniciativa também irá possibilitar dar mais visibilidade para os produtos e serviços disponíveis nas lojas (efeito vitrine).”

Como vai funcionar

PIX Saque

O cliente poderá sacar dinheiro, dentro do limite de R$ 500 durante o dia e de R$ 100 no período das 20h à 6h, o qual poderá ser negociado pelo lojista junto à instituição financeira, caso o mesmo queira disponibilizar limite inferior ao sugerido. Para isso, fará um PIX para a loja, em dinâmica similar à de um PIX normal, a partir da leitura de um QR Code, para receber o valor sacado.

PIX Troco

A diferença é que o saque de dinheiro em espécie poderá ser feito durante o pagamento de uma compra ao estabelecimento. Ou seja, o cliente fará um PIX no valor total (compra + valor que deseja sacar) e receberá o valor de saque em espécie.

Lojista: saiba como aderir

Para dispor das operações na sua loja, é preciso solicitar a alguma instituição participante do PIX que preste serviço de saque a adesão e firmar um contrato (clique aqui para conferir). Para essa finalidade, não é necessário que seja o mesmo banco na conta PJ que o lojista quer oferecer as modalidades. Após, deverá informar o banco da conta PJ sobre a prestação do PIX Saque e do PIX Troco na sua loja e sobre a vigência do contrato, para que o mesmo habilite o QR Code que ficará disponível aos usuários.

Dicas para os lojistas

O Sindilojas POA orienta que os estabelecimentos que oferecerem o PIX Saque e o PIX Troco comuniquem as pessoas a respeito dos serviços. Isso pode ser feito presencialmente, por meio do relacionamento direto entre funcionários e clientes, cartaz, móbile e adesivo no balcão, assim como nos canais online, pelas redes sociais da empresa. É importante reforçar essa informação de tempos em tempos, com o intuito de chamar a atenção das pessoas e atraí-las para irem até a loja utilizar o serviço.

Outra ação importante é informar a equipe, como vendedores e caixas, a respeito do assunto, para que não haja dúvidas na hora de explicar sobre o PIX Saque e o PIX Troco a quem tiver interesse em utilizar as operações.

Lembre-se:
o Sindilojas POA possui o serviço de consultoria de Experiência do Consumidor para seus associados. A experiência das pessoas nos diversos canais de contato com a loja, quando positiva, é um grande incentivo às compras e à fidelização de clientes.

Entre em contato com um consultor comercial pelo telefone (51) 3025-8300, no WhatsApp (51) 99322-0820 ou ainda pelo e-mail comercial@sindilojaspoa.com.br e aproveite!