Planejamento de Vendas é o tema do Café com Lojistas do Sindilojas Porto Alegre

O Café com Lojistas do Sindilojas Porto Alegre realizado na manhã desta quarta-feira, 16 de novembro, teve a palestra do consultor e pesquisador empresarial Oswaldo Paleo, que apresentou o tema “Planejamento de Vendas”. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre novas formas de planejar rotinas de vendas no varejo, a partir das explanações do palestrante sobre o assunto, processos mentais e exemplos de como criar uma rotina de melhorias constantes no setor, com estratégias que fujam do comum, especialmente em um período de recessão.

De acordo com o palestrante, é necessário estimular os clientes, visualizando outras realidades e diversas formas de fazer o planejamento. “Quando ocorre uma estratégia, a concorrência deixa de existir, pois você oferece algo inigualável ao cliente. Nós somos os protagonistas dos nossos resultados”, afirmou. Para ele, todos querem ser desejados e, fazendo isso com os clientes com certeza terá um impacto positivo nas vendas. Além disso, explica, se por vezes os clientes não correspondem aos estímulos enviados é porque a mensagem e os sinais não foram transmitidos da forma correta.

Oswaldo Paleo enfatizou que vivemos uma situação totalmente atípica na economia brasileira, onde a recessão possui características de depressão. Assim, é preciso fazer os processos de uma maneira diferente e ousada. “Se para uns o lencinho serve para secar as lágrimas, precisamos usá-lo para abanar para os concorrentes”, brincou. Para buscar esse diferencial, uma das medidas é adquirir conhecimento, mas aplica-lo de fato dentro da companhia.

O consultor e pesquisador empresarial ainda destacou que “todas as decisões são tomadas emocionalmente com justificativas racionais”. Dessa forma, explica que é necessário fazer com que os clientes olhem nos seus olhos para entender a mensagem transmitida e que a mente esteja sempre aberta para novos conhecimentos a serem adquiridos. “Entrando um cliente diferente do que estamos acostumados, preste atenção: você pode ter um aprendizado muito mais do que o esperado”, finalizou.

Acesse este link e confira o conteúdo completo do Café com Lojistas.