Ponto de venda é o lar da marca e deve oferecer uma experiência única ao consumidor

A arquiteta Arlene Lubianca falou para lojistas sobre posicionamento de marca no PDV

Aconteceu nesta manhã no Sindilojas Porto Alegre a palestra Ponto de venda – Lar da Marca, com a arquiteta Arlene Lubianca, diretora da Planobase Lubianca. A palestrante falou sobre as tendências mundiais e locais em arquitetura de ponto de venda, exposição de produtos, comportamento do consumidor e mudanças no varejo.

Para Lubianca, uma operação de varejo de sucesso deve identificar inicialmente quem é seu público-alvo, de que forma quer se posicionar no mercado e quais valores deseja transmitir. “A loja precisa saber se quer ser referência em preço baixo, em exclusividade, em inovação, etc. Quem quer oferecer todas as coisas juntas, fica sem personalidade e o consumidor compra também a personalidade da marca”, diz. Segundo a empresária, não é possível conceber um espaço de vendas que gere resultados se o lojista não sabe o que é a sua marca. “A marca é uma amiga, nos acompanha, evolui conosco, tem uma história para contar. E o ponto de venda é a casa da marca”, afirma. A escolha do local de fixação de um novo negócio é, portanto, parte de uma decisão que deve ser tomada com esta preocupação em mente. “De acordo com o público que se pretende atingir, o lojista pode definir o local onde se estabelecer e o tipo de ponto de venda que será oferecido ao consumidor. E isso se define com base em pesquisas”, afirma. Observar quem entra na loja e perguntar aos funcionários sobre reclamações ou críticas dos clientes são formas fáceis de entender o que está acontecendo e já oferecem material para uma análise sobre o posicionamento do negócio.

De acordo com Arlene Lubianca, o fato de o consumidor ser mais exigente do que no passado e estar bastante informado sobre os produtos e serviços é um desafio constante para o lojista. “Hoje o maior desafio para o lojista é o e-commerce. Se a loja física não oferecer uma experiência de compra diferenciada e satisfatória, o cliente não vai trocar a comodidade de comprar sem sair de casa pela visita à loja”, diz. Para ela, quando o cliente pesquisa na internet mas vai até a loja para tocar, ver, experimentar o produto, ele está totalmente disponível para que aconteça o fechamento da venda e é neste momento que o lojista precisa conquistá-lo. “Se ele entrou na loja depois de realizar uma pesquisa é porque estava disposto a comprar e é aí que podemos encantá-lo com um ponto de venda que o envolva e o ajude a encontrar aquilo que precisava, ou até um pouco mais”, completa. Um exemplo prático é quando o consumidor argumenta que o preço no e-commerce é mais baixo que o da loja física. “Nesse caso o vendedor pode oferecer um diferencial que o site não oferece, como a instalação do equipamento, por exemplo”, afirma.

Dentro da realidade de consumo em que vivemos o sucesso nas vendas, segundo Lubianca, está na diferenciação. “Se a operação não tem diferencial, vai cair na guerra de preços. E consumidor não quer só preço”, diz. A venda está relacionada com emoção, com aquilo que o ambiente transmite, com estilo, relacionamento. “Relacionamento e intimidade não é elogiar o cliente, é saber do que ele gosta e avisá-lo quando esse produto chega à loja, por exemplo”, esclarece.

Um ponto de venda organizado, focado naquilo que o cliente daquele segmento quer e procura, é um investimento e o resultado aparece em volume de vendas. De acordo com Arlene, há casos de lojas que aumentaram em 40% as vendas após a reformulação de suas operações com a organização do espaço e a redução do número de itens expostos. “Defina quanto você tem para investir e estabeleça uma relação de sinceridade e transparência com o arquiteto você contratou para projetar o seu ponto de venda. Pense no investimento em longo prazo e no retorno que ele dará tanto em resultados de imagem quanto financeiro”, ensina. Por fim, Lubianca mostrou exemplos de empreendimentos que trabalham o ponto de venda de forma a oferecer uma experiência única aos clientes, com experimentação efetiva e sensações que os levam para dentro do universo das marcas. Os cases podem ser conferidos no material utilizado na palestra que está disponível no site www.sindilojaspoa.com.br

Veja também

    AssessoriaMarketing

    Feira Brasileira do Varejo (FBV) lança insights sobre o maior evento varejista do...

    Veja mais
    PesquisaAssessoriaNoticias

    Pesquisa do Sindilojas POA revela poucos descontos no material escolar

    Veja mais
    AssessoriaNoticias

    Nota Oficial: Sindilojas Porto Alegre se posiciona sobre a demora no reestabelecim...

    Veja mais
    AssessoriaNoticias

    Artigo: O futuro do varejo para os pequenos empresários em 2024

    Veja mais