Ponto eletrônico volta em setembro

Brasília – O novo registro de ponto eletrônico, com memória inviolável e emissão instantânea de recibos ao trabalhador já é utilizado por 100 mil empresas brasileiras, informou ontem o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. A partir de 1 de setembro, toda a empresa que optar por usar esse tipo de controle de jornada terá de seguir os parâmetros regulamentados há dois anos pelo governo.

As empresas que optarem por usar o novo ponto eletrônico devem preencher o cadastro dos equipamentos no site do Ministério do Trabalho e Emprego, através do endereço eletrônico http://portal.mte.gov.br/pontoeletronico. A secretária de Inspeção do Trabalho, Vera Albuquerque, explica que o cadastro é importante para que os empregadores se protejam contra eventuais fraudes. “O fabricante do aparelho assina um termo de responsabilidade e o equipamento ainda é aprovado por um órgão técnico”, enumerou. “Tudo isso vai proteger as empresas contra fraudes, a pirataria e a substituição indevida dos aparelhos”, avaliou.