Pontualidade de pagamento é maior entre MPEs do comércio, diz Serasa

Índice de pagamentos chegou a 96,3%, segundo a Serasa Experian. Maior quantidade de dias úteis influenciou desempenho positivo

A pontualidade das micro e pequenas empresas atingiu 96,3% em setembro 2014, índice acima do registrado em agosto (96%), segundo pesquisa da Serasa Experian. O número do nono mês do ano indica que, a cada 1.000 pagamentos realizados, 963 foram quitados à vista ou com atraso máximo de sete dias. As micro e pequenas do comércio mostraram índice acima da média.

Na comparação com setembro de 2013, não houve muita variação, já que o indicador havia atingido 96,4%. De acordo com a pesquisa, na média dos nove primeiros meses de 2014, a pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas atingiu 95,5%. No mesmo período do ano passado, havia ficado em 95,6%.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a alta da pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas em setembro foi puxada pelo impacto favorável sobre o fluxo de caixa das empresas da maior uma quantidade de dias úteis além do usual (22 dias em setembro, pois o feriado de 7 de setembro caiu num domingo).
Na análise de porte das empresas, as micro e pequenas do comércio registraram a maior pontualidade de pagamento em setembro: 96,8%. Já no setor de serviços e na indústria, os níveis de pontualidade foram menores: 95,7% e 95,6%, respectivamente.

Em setembro de 2014, o valor médio dos pagamentos pontuais cresceu 3,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior (R$ 1.898 contra R$ 1.841). O maior valor médio foi registrado pelos pagamentos pontuais das empresas de serviços (R$ 1.927), seguido pelo das empresas comerciais (R$ 1.913) e pelas micro e pequenas empresas do segmento industrial (R$ 1.804).