Por que enxugar

O governo decidiu cortar o orçamento, reduzindo gastos com a máquina pública, porque esse ajuste nas contas é um dos instrumentos para conter a inflação, uma das maiores preocupações do Palácio do Planalto. Os gastos do governo aumentam a quantidade de dinheiro que circula na economia. A intenção dos cortes é reduzir esse volume, contendo o consumo. Isso ajuda a segurar a inflação, trabalho até agora feito somente pelo Banco Central por meio da alta da taxa de juro. Quando o governo gasta além do que recebe, gera dívida, o que eleva a inflação. Agora, com o aperto de R$ 50 bilhões, alivia essa pressão, que havia aumentado depois da divulgação do IPCA, índice oficial, de janeiro: 0,83%, o maior desde abril de 2005. – Para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o corte no orçamento reforça o compromisso do governo com a responsabilidade fiscal. A entidade espera que a firmeza demonstrada agora, com esse ajuste fiscal, seja mantida ao longo do ano.

Outros bloqueios

2010

– O maior bloqueio anunciado no orçamento federal até então havia ocorrido no início de 2010, quando R$ 21,8 bilhões (0,63% do Produto Interno Bruto no início daquele ano) foram contingenciados.

РNo decorrer do ano passado, o governo cortou mais R$ 10 bilh̵es em gastos no or̤amento, mas depois liberou boa parte dos valores bloqueados (cerca de R$ 23 bilh̵es).

2003

– Na proporção com o PIB, o maior corte aconteceu em 2003, quando foram contingenciados R$ 14,3 bilhões, ou 0,91% do PIB estimado no início do ano.