Porto Alegre por elas e para elas

No dia Internacional da Mulher, o Sindilojas Porto Alegre destaca histórias de mulheres empreendedoras que apostaram no varejo e se destacaram no meio empresarial.

Leia a matéria completa na revista…

Leia a matéria completa na revista Conexão Varejo de Março

As mulheres agora estão ganhando cada vez mais espaço como empreendedoras. De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM, 2010), referência para instituições da área do empreendedorismo, como o Sebrae/RS, dos 21,1 milhões de pessoas à frente de empreendimentos em estágio inicial, no Brasil, 49,3%, mulheres.

Três gerações e o sucesso
A experiência de Geanine Trapp, gerente da Madeireira Carvalho, especializada no comércio de materiais de construção, confirma que Porto Alegre segue a estatística nacional e oferece espaço para mulheres com iniciativa, visão de futuro e perspicácia empreendedora. Mais do que isso, a trajetória da jovem empresária, de apenas 27 anos, comprova que os critérios para o sucesso ultrapassam questões de gênero – homens ou mulheres. A formação e o conhecimento são, cada vez mais, necessários.

“O grande desafio do meu setor é concorrer com muitas pequenas empresas, que são um tanto informais. Por outro lado, nossa loja existe há 23 anos e sabemos que colaboramos para o crescimento da região em que estamos instalados, no final da Avenida Professor Oscar Pereira, onde ainda há pouco comércio”, observa.

O que Geanine vive atualmente é algo experimentado há mais tempo por Carmen Flores, em um contexto que torna as palavras “pioneirismo” e “coragem” obrigatórias. A hoje experiente e bem-sucedida empresária do ramo moveleiro, natural de Rosário do Sul e Cidadã Honorária de Porto Alegre, credita os louros de sua trajetória não só a sua própria força, mas também à cidade que lhe acolheu.

Em 1981, Carmen saiu de Rosário do Sul rumo a Porto Alegre. Depois de batalhar para terminar os estudos escolares, trabalhar como auxiliar de escritório na Tumelero e concluir a graduação em Administração, deu asas ao empreendedorismo e abriu sua primeira loja de móveis. Em ousada operação, ela inovou na forma de conquistar a clientela e divulgar a loja.

Mais tarde, tendo sido convidada a gerenciar e montar grandes lojas do setor, ampliou os negócios e foi responsável até mesmo pela primeira promoção de vendas parceladas em até 10 vezes, o que fez a então pouco movimentada Avenida Ipiranga ser tomada por uma fila gigantesca.

Outra empresária exemplo da importância de uma cidade estar aberta à diversidade e à inovação, é Marta Mortele Piva. Natural de São João da Urtiga, formou-se em Administração de Empresas na Universidade de Passo Fundo. A partir de então, sua trajetória inclui a formação d família, e o desafio de fazer a vida em uma grande cidade. “Aos 22 anos, montei uma empresa de assistência técnica, já em Porto Alegre Nela, atuei por cinco anos. Depois fui para uma joalheria, onde trabalhei por um bom período e atualmente gerencio a M Chaves Iluminação” conta. Marta adquiriu a empresa, localizada na João Wallig, junto com um sócio em 2009. O empreendimento é um dos pioneiros do ramo na Capital, com 24 anos.

Retorno
As três empreendedoras, que investem no crescimento de seus negócios na Capital dos gaúchos, continuam otimistas com o futuro. E essa perspectiva pode ser sintetizada na frase de Carmen Flores. “Chamo Porto Alegre de mãe”” Tudo o que tenho na minha vida eu devo a esta cidade. Como diz a música, ‘é demais’! Está crescendo, tem potencial e sei que vamos continuar crescendo juntas”.