Porto Alegre será transformada em cidade das artes para o Natal

“Queremos resgatar aquele sentimento mágico que vivemos na infância nesta época de Natal, quando todos literalmente `nos vestimos´ para esperar essa data especial. Vamos vestir a cidade para receber o bom velhinho,” convida o presidente do Sindha, Henry Chmelnistsky.

Projeto Brilha Porto Alegre, iniciativa do Sindha, CDL POA e Sindilojas Porto Alegre, vai iluminar o Parque Moinhos de Vento (Parcão), promover o espetáculo circense Universo Casuo – Especial de Natal e diversas outras atrações para transformar a capital gaúcha em um ponto turístico nesta época do ano.

Este ano, além de convidar os porto-alegrenses a iluminar suas casas e estabelecimentos comerciais, o Brilha Porto Alegre – resultado da parceria entre o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região (Sindha), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL/POA), e o Sindilojas Porto Alegre -, vai enaltecer o Natal inspirado nos grandes eventos realizados em cidades cosmopolitas, onde o espírito natalino é representado através da arte. A ideia é convidar os gaúchos a entrar no clima de fraternidade, bem querer e solidariedade. A programação tem início no dia 27 de novembro e segue até 27 de dezembro.

“Queremos resgatar aquele sentimento mágico que vivemos na infância nesta época de Natal, quando todos literalmente `nos vestimos´ para esperar essa data especial. Vamos vestir a cidade para receber o bom velhinho,” convida o presidente do Sindha, Henry Chmelnistsky.

O presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, acredita que ações como essas têm um papel importante na vida da cidade. “Nesta edição estamos levando as atrações para diversas partes da Capital, para que todos possam aproveitar e se engajar na magia do Natal. Além de estimular uma maior circulação de pessoas nas ruas, acreditamos que isso contribua até mesmo para o aumento da segurança. Ocupando os espaços públicos, a população mostra sua força. Contamos com todos para fazer o Brilha Porto Alegre ainda mais iluminado!”, afirma.

Na mesma linha, Gustavo Schifino, presidente da CDL Porto Alegre, observou que o momento é de resgatar o espírito de Natal, que reaproxima as famílias, e também de fortalecer o otimismo da população. “Queremos chegar neste período de final de ano com energia renovada e tranquilidade. É um período com um brilho especial, no qual queremos reencontrar os nossos parentes mais queridos, tendo um único sentimento de fraternidade e união”, ressaltou Schifino.

As três entidades lembram que a expectativa também é alavancar o fluxo de turistas em Porto Alegre, com aumento da ocupação da rede hoteleira e gastronômica. No varejo, a previsão é de um crescimento de 15% nas vendas até 2017. O Brilha está plantando uma cultura de turismo de Natal em Porto Alegre para colher adiante, tornando a cidade um local de referência nesta época do ano. Atraindo, inclusive, nossos vizinhos argentinos que passam por aqui para irem às praias catarinenses. 

Universo Casuo – Especial de Natal

A grande atração é o Universo Casuo – Especial de Natal, espetáculo criado por Marcos Casuo, único brasileiro a ser protagonista do espetáculo “Alegria”, do Cirque du Soleil. O Universo Casuo reúne uma combinação emocionante de artes acrobáticas, humor, poesia, design extravagante e uma trilha musical criada por Charlie Dennard – músico e compositor do Cirque du Soleil – especialmente para o Universo Casuo: “Tenho uma nova proposta de entretenimento para o Brasil: um espetáculo de qualidade, com muito conforto e respeito aos espectadores, como ocorre hoje em grandes circos internacionais. Trouxe esse universo mágico do que aprendi com o Cirque Du Soleil para o meu país”. Nos 7 anos de Cirque du Soleil, Casuo foi o único brasileiro a criar cinco performances para o Alegria, que são utilizadas até hoje pelo famoso circo.

A versão Especial de Natal vai transportar os telespectadores para um lugar onde todos os dias é Natal, e só se chega por meio do encantamento. É lá que vivem o amor, a compreensão, a ternura, a alegria, o perdão e todos os sentimentos bons que, juntos, fazem a magia do Natal. 

O espetáculo apresenta o Natal por um universo paralelo regado de cores, sonhos e fantasias com apresentações acrobáticas, clown, música ao vivo e efeitos especiais. Neste ano, este lugar mágico foi invadido por guerreiros sombrios que se alimentam de bons sentimentos. Toda a população, antes feliz e amorosa, caiu numa apatia profunda o que pode comprometer o Natal de todos os outros povos do planeta. Para salvar o Natal, só mesmo com a ajuda do sonho e da imaginação, que deverão colher num pote mágico um pouco da energia proporcionada pelo riso e pela emoção. 

Serão 5 apresentações no auditório Araújo Vianna, de 17 a 19 de dezembro, sendo dois dias com dois espetáculos (à tarde e à noite). Uma das sessões terá parte dos ingressos destinados às escolas da rede pública de ensino e à ação do Pedágio do Brinquedo, realizado pela Prefeitura da Capital. 

Parcão iluminado

De 1º a 27 de dezembro, o Parque Moinhos de Vento vai estar de cara nova! O Brilha Porto Alegre 2015 vai iluminar o Parcão com o espírito de Natal. Muitas luzes vão colocar mais cor e vida pelos caminhos do parque. Um Natal diferente, cercado de solidariedade, cultura e emoção, um novo Brilha Porto Alegre.

Programação completa

A programação do Brilha Porto Alegre começa com a chegada do convidado mais ilustre do Natal. No dia 27 de novembro, o Papai Noel chega ao Shopping TOTAL, na conhecida descida pela torre. A programação completa de todos os eventos e atividades estão no www.brilhaportoalegre.com.br

O Brilha Porto Alegre é uma realização do Sindha, CDL POA e do Sindilojas Porto Alegre, com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, apoio do Shopping TOTAL e promoção do Grupo RBS.
 

Fonte: Brilha Porto Alegre

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais