Porto Alegre tem menor taxa de desemprego do país

A capital gaúcha ficou no topo da amostragem de novembro.

A capital gaúcha ficou no topo da amostragem de novembro.

Porto Alegre é a capital que registra a menor taxa de desemprego do país em 21 anos de Pesquisa de Emprego e Desemprego: 5% da população economicamente ativa. Esse foi o resultado do levantamento de novembro, que confirma o índice da queda histórica já registrada em outubro.

O número total de desempregados está estimado em 36 mil pessoas, 2 mil a menos em relação ao mês anterior. Com isso, a capital gaúcha permanece com índices menores do que os de Belo Horizonte (6,2%) e Fortaleza (6,7%).

Os principais setores responsáveis pelo incremento de 5 mil ocupados em novembro são a indústria da transformação e o comércio e reparação de veículos. Em comparação com novembro do ano passado, a taxa de desemprego dos residentes em Porto Alegre diminuiu 1,2%, com o aumento do nível ocupacional principalmente no setor de serviços (8 mil pessoas). Outro destaque foi o crescimento do número de pessoas com carteira assinada no setor privado, que registrou 14 mil pessoas.

A PED-PoA é feita por meio de cooperação técnica firmada pela prefeitura de Porto Alegre com a Fundação de Economia e Estatística (FEE-RS), a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), a Fundação Seade de São Paulo, e o Dieese e prevê a disponibilidade de um técnico especializado cedido um por instituição pactuante, para composição de análise dos dados.