Porto Alegre terá Brique nos dias de jogos e 60 shows regionais

Porto Alegre promoverá edições extraordinárias do Brique da Redenção em dias de jogos da Copa do Mundo na cidade. A informação foi divulgada pelo prefeito José Fortunati, na manhã desta quarta-feira (14), no BarraShoppingSul, durante a apresentação dos eventos do Mundial.

Além disso, a cidade contará com 60 shows regionais e cinco nacionais. As atividades têm o objetivo de entreter os 83 mil turistas estrangeiros que chegarão à cidade em junho. “Para cada ingresso vendido, vem outras três ou quatro pessoas”, alerta Fortunati.

O prefeito detalhou a quantidade de turistas de outras nacionalidades que compraram os 243.530 ingressos para as partidas na capital gaúcha (já esgotados) e revelou: “Porto Alegre é a terceira cidade do Brasil no número de turistas estrangeiros”.

A nacionalidade mais volumosa é Argentina, com 18.522 torcedores, seguida por Austrália, com 14.161, Estados Unidos, com 12.397, Alemanha, com 8.918, França, 4.459, Holanda, 3.087, Inglaterra, 2.940, Coréia do Sul, 2.058, Canadá, 1.813, Rússia, 1.274, entre outras.

O prefeito detalhou que a Copa na cidade incluirá um trajeto de 4,3km, que poderá ser percorrido a pé. O trecho da avenida Borges de Medeiros até o estádio Beira-Rio é chamado de Caminho do Gol, e contará com 90 atrações culturais.

O Viva o Centro a Pé, que oferece passeios a pé pelo Centro Histórico, terá edições durante toda a Copa do Mundo. A Usina do Gasômetro será transformada em um centro aberto de mídia para atender a imprensa não credenciada pela Fifa. “Os jornalistas terão todas as condições técnicas necessárias para trabalhar”, adiantou Fortunati.

O Acampamento Farroupilha também servirá para expor a cultura gaúcha, com participação de 86 entidades, entre junho e julho. O prefeito avisa, no entanto, que em setembro a atividade se repete, como acontece todos os anos. O horário de funcionamento durante o Mundial será das 10h às 22h em dias de semana, e das 10h às 2h nos finais de semana.

A Fifa Fan Fest, no Anfiteatro Pôr-do-Sol, terá capacidade para 20 mil pessoas e transmitirá 25 partidas. A Pontifícia Universidade Católica (Pucrs) e o Hipódromo Cristal funcionarão como Park and Ride. Ou seja, os torcedores poderão estacionar seus carros nesses locais e pegar um ônibus disponibilizado pela prefeitura, que os levará até o Beira-Rio. No Cais Mauá, funcionará uma Feira de Agricultura Familiar.

Fortunati lembrou, ainda, que não será feriado em Porto Alegre nos dias de jogos. O ponto facultativo atinge apenas os servidores públicos do município. As escolas poderão adequar seus calendários, mas terão de compensar os dias perdidos.

O secretário extraordinário para a Copa em Porto Alegre, João Bosco Vaz, contou que está sendo desenvolvido um aplicativo para celulares e tablets para facilitar a comunicação em Porto Alegre, o PoA App. A alternativa estará disponível para download após a BITS, evento que ocorre na Fiergs. “Pensávamos em instalar totens, mas tivemos a questão do mobiliário urbano. Então, esse app vem para nos ajudar. Estamos trabalhando para bem receber, entender um pouco do turista que vem ai”, disse ele. “Não nos cobrem 100%, mas estamos trabalhando para errar o menos possível”, completou.

O presidente do Internacional, Giovani Luigi, que também participou do evento, esclareceu que o estádio Beira-Rio será entregue à Fifa no dia 22. “A partir daí é a Fifa que organizará tudo, a segurança, limpeza, alimentação”, revelou. Sobre a retirada de entulhos nas redondezas do estádio, Luigi considerou “desnecessário”. “Encontraremos outro caminho”, enfatizou.