Praça Revolução Farroupilha é entregue à população

A prefeitura e a Trensurb entregaram hoje, 18, à comunidade porto-alegrense a reurbanização da Praça Revolução Farroupilha, junto à Estação Mercado. No local, foi inaugurado um painel do artista…

A prefeitura e a Trensurb entregaram hoje, 18, à comunidade porto-alegrense a reurbanização da Praça Revolução Farroupilha, junto à Estação Mercado. No local, foi inaugurado um painel do artista plástico Danúbio Gonçalves, contando a saga do conflito. A recuperação da praça integra o programa Viva o Centro, para a revitalização da região central da cidade. A cerimônia contou com as presenças do prefeito José Fogaça, do ministro das Cidades, Márcio Fortes, e do diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Prates da Cunha (veja vídeo).

O prefeito José Fogaça assim como o ministro das Cidades, Márcio Fortes, e o diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Prates da Cunha, destacaram a parceria entre administração municipal e governo federal nas obras de reforma da praça, orçadas em R$ 372 mil. “É uma iniciativa de governança solidária, reunindo a ação conjunta e a boa vontade da prefeitura, da Trensurb e do Ministério das Cidades”, considerou Fogaça.

Com maior infra-estrutura à população, a reurbanização da praça faz parte da modernização da Estação Mercado da Trensurb para ajustar o espaço às normas de acessibilidade universal e garantir mais conforto e segurança aos cerca de 60 mil usuários diários. A praça ganhou novos pisos e iluminação mais eficiente. Em parceria com a prefeitura, foi retirada uma central de gás e de ar-condicionado, além da abertura da Avenida Borges de Medeiros, até a Avenida Mauá. Uma câmera de vídeo deverá proporcionar maior segurança ao local.

Pelo Programa Viva o Centro, da Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), a Avenida Borges de Medeiros até a Avenida Mauá foi aberta para o trânsito de coletivos. Com a transferência das paradas, ficou liberada a fachada original da frente do Mercado Público. Entre as mudanças na estação, foram colocadas rampas de acesso e mais espaço para comércio na parte interna. “Foram mais de sete secretarias do município que interagiram nesse trabalho, em especial, a equipe do programa Viva o Centro”, destacou o diretor-presidente da Trensurb.

Saga Farroupilha – O painel Epopéia Rio-grandense, Missioneira e Farroupilha, de Danúbio Gonçalves, que acompanhou a cerimônia, conta com três metros de altura e 16,5 metros de comprimento. A obra garante a relação cultural do porto-alegrense com sua história. “Vai ser um ícone cultural gaúcho tão marcante na vida da cidade quanto o Monumento ao Laçador. Será um novo espaço cívico e local de grande atração turística”, afirmou o prefeito.

Durante a solenidade, o cantor Vitor Hugo, acompanhado do violonista Toneco da Costa, interpretou os hinos Nacional e Rio-grandense e o poeta Luiz Coronel explicou a história retratada no painel de Danúbio.

Veja também

    AssessoriaNoticias

    Artigo: Estruturando o futuro

    Veja mais
    Noticias

    O poder dos relacionamentos: social selling

    Veja mais
    Noticias

    Dia da Black Friday pode ter comércio com horário estendido mediante Acordo Cole...

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    IA na prática: aprenda conceitos essenciais e explore ferramentas para criar cont...

    Veja mais