Prefeitura publica novo decreto permitindo funcionamento do comércio desta sexta-feira até domingo

Regras para combate à disseminação do coronavírus seguem valendo.

Novo decreto nº 20.676 publicado nesta quinta-feira, 6, autoriza o comércio da Capital a funcionar a partir desta sexta, 7, até domingo, 9, sem limitação de horário. Ficam liberados para abrir estabelecimentos localizados em ruas, lojas de shopping, centros comerciais e galerias, assim como no Mercado Público e Mercado do Bom Fim.

O Mercado Público e Mercado do Bom Fim poderão abrir 24 horas por dia, com ocupação máxima de 25% da capacidade. O acesso às bancas, no entanto, não está permitido, e o funcionamento deverá ocorrer com os portões fechados, à exceção dos espaços com acesso pela Praça XV de Novembro e Av. Borges de Medeiros.

Tanto as lojas desses mercados quanto os demais estabelecimentos deverão obedecer ao protocolo de higienização, uso de máscara, limitação da capacidade (50% para as lojas de rua, shopping, centros comerciais e galerias) e distanciamento de pelo menos 2 metros entre os presentes no local. Para acessar o protocolo, clique aqui.

A decisão foi tomada pelo Prefeito Municipal, Nelson Marchezan Júnior, após uma série de reuniões com lideranças da categoria, juntamente com o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, em que foram analisadas diversas propostas de regras para a retomada. O Sindilojas Porto Alegre destaca que vem dialogando com as autoridades incansavelmente desde o início da pandemia e que em todo momento salienta a urgente necessidade de se adotar medidas a fim de preservar também a saúde dos negócios e as atividades econômicas afetadas, em especial, o comércio.

As liberações são temporárias e têm o objetivo de reduzir os prejuízos das restrições nas vendas de Dia dos Pais, enquanto um novo decreto é elaborado e deve ser publicado ainda no início da próxima semana. A Prefeitura Municipal comunicou que divulgará, ainda, um planejamento de retomada gradual dos demais setores, em conjunto com as entidades empresariais e comerciais.