Prepare seu e-commerce para o Natal

O que o Natal representa para o e-commerce? Qual a singularidade desta festa em relação às outras datas comemorativas? Quais estratégias e ações de marketing digital ajudam a alavancar as vendas?

A época do Natal representa um período auspicioso para o e-commerce – estima-se que 30% do faturamento do setor ocorra neste período. No entanto, não basta vender. É preciso oferecer uma infraestrutura adequada para atender aos clientes e encaminhar os pedidos. Em entrevista exclusiva para newsletter da VIRID, Daniel Nepomuceno, que já cuidou das operações de e-commerce de empresas como Renner e TIM e hoje é CEO da loja virtual Meu Amigo Pet, fala sobre as estratégias e cuidados que uma loja de e-commerce deve adotar para aproveitar ao máximo esta época de festas. O profissional afirma que a logística é a engrenagem fundamental nesse período e que o e-mail marketing é indispensável para comunicar ao cliente sobre produtos exclusivos e promoções.

1. O que o Natal representa para o e-commerce? Qual a singularidade desta festa em relação às outras datas comemorativas?
Para o comércio varejista em geral, e não apenas para o e-commerce, a época do Natal significa mais procura e compra de produtos. Para se ter uma ideia de como esta época é importante para os negócios, as vendas natalinas respondem por aproximadamente 30% do faturamento anual de uma loja varejista virtual.

2. Quais estratégias e ações de marketing digital ajudam a alavancar as vendas neste período do ano?
Primeiro, é importante entender que há um aumento natural de vendas e também de competição entre as lojas de um mesmo segmento. Então, é normal que estratégias como promoções e frete grátis sejam adotadas por inúmeras empresas. Portanto, possuir um diferencial é imprescindível, pois os clientes sempre procuram o que traz mais comodidade para eles.

Inovar e oferecer entrega grátis, em local escolhido pelo consumidor, pode ser uma boa estratégia, mas é necessário estar preparado desde cedo: normalmente, as vendas do Natal começam na segunda quinzena de novembro, quando o salário e parte do 13º já estão na conta bancária de boa parcela da população.

3. No caso das lojas virtuais, a época de Natal implica um aumento significativo na demanda, não?
De maneira geral, os acessos aos sites costumam dobrar nos últimos meses do ano. Para evitar qualquer tipo de problema, é bom, já em outubro, contatar os responsáveis pelo servidor de sua empresa, conversar com a companhia que faz as entregas para você, contratar mão de obra extra para não correr riscos de ficar sem ninguém na hora em que precisar. Tudo isto para que o mínimo de erros seja cometido quando a demanda for muito alta.

Um exemplo disto é que, ano após ano, a logística é o principal alvo de reclamação dos consumidores. Presentes não chegam a tempo e isso, inclusive, influencia muitas pessoas a não comprarem mais pela internet. Uma alternativa é possuir frota própria de veículos para entregar na região em que você opera, o que minimiza o problema – como nós, do Meu Amigo Pet, fazemos.

4. As festas de final de ano são o momento para “ficar de olho” na logística, portanto?
Sim, essa é a maior preocupação. A tecnologia para compras online evoluiu muito e os índices de confiabilidade para comprar no meio digital giram em torno de 88%. Porém, os serviços de logística não conseguem acompanhar esse crescimento rápido que vivemos. E quando falo em logística, não me refiro às empresas, que terceirizam o serviço, e sim à situação do Brasil de forma geral. Ainda somos muitos deficientes nesse segmento.

5. Voltando à questão do desempenho nas vendas: investir em e-mail marketing pode trazer bons e mais resultados?
O e-mail marketing gera resultados durante todo o ano, mas no Natal o número de acessos aumenta. É importante sempre estar atento a essa ferramenta. Não basta se preocupar apenas em enviar promoções. É preciso criar canais de relacionamento e oferecer ofertas ou conteúdos diferenciados para quem é cadastrado.

É normal, por exemplo, que produtos exclusivos sejam oferecidos durante o Natal. Para criar um benefício adicional aos usuários cadastrados na sua base de e-mails, você pode enviar uma mensagem dizendo que está trazendo um produto novo do exterior e que aqueles consumidores cadastrados terão prioridade e descontos. Desta forma, você mantém uma boa relação com o público-alvo.

6. E as redes sociais, como podem repercutir positivamente produtos ou marcas nesse processo?
Para funcionar corretamente, as redes sociais devem ser alimentadas diariamente, com ofertas, sorteios e promoções destinadas apenas aos seguidores. Na época do Natal, a principal mudança que notamos aqui no Meu Amigo Pet é o resultado das promoções – muito maior se comparado a outros momentos do ano, já que os nossos seguidores compartilham os links das nossas promoções com os amigos.

7. Qual a importância de uma data comemorativa como o Natal no processo de fidelização de novos clientes?
Vi uma pesquisa que afirma que mais de 90% das pessoas acessam o computador apenas verificar os seus e-mails. Sabemos que no Natal há pessoas que compartilham nossas mensagens com outras que não estão na nossa base. Isso mostra como o e-mail marketing pode atrair novas pessoas para a nossa lista de e-mails em épocas festivas.

Nas redes sociais, é possível também ter uma boa dimensão disso, pois qualquer informação na rede é viralizada rapidamente. O número de seguidores cresce por causa das promoções, e o contato permanente com esse grupo de consumidores garante a permanência deles na base de clientes da empresa. Se a sua marca ainda é bem vista, a fidelização fica mais fácil.

Algo que as redes sociais também provocam é cadastramento de mais pessoas no nosso mailing. No entanto, muitas delas estão lá apenas para ver as ofertas, e não para comprar. O que mostra como papel do e-mail marketing é importante, pois essa ferramenta permite uma taxa de conversão em vendas muito maior.