Presentes para pais já estão nas vitrines

Camisas, calças, tênis e celulares a preços acessíveis devem liderar vendas

Faltando 14 dias para o Dia dos Pais, as lojas da Capital já expõem em suas vitrines produtos e itens que podem conquistar a preferência dos consumidores. São camisas, blusas de algodão, calças, sapatos, tênis, celulares, eletrônicos e perfumes, com preços e condições facilitadas de pagamento.

O setor faz projeções animadoras para as vendas do período. O presidente do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) de Porto Alegre, Ronaldo Sielichow, trabalha com incremento de 10% e justifica dizendo que a data é a terceira melhor, junto com o Dia dos Namorados, em vendas para o comércio. “Temos de aproveitar o apelo dessas datas para vendermos nossas mercadorias. Nossa aposta são confecções e vestuário, mas ferramentas também ganham a preferência dos filhos na hora de presentear”, disse. A média de gastos dos clientes deverá ficar por volta dos R$ 130,00.

De olho no presente para a data, o motorista Cristiano Seabra, 34, vai sugerir à família a compra de um calçado. “Estou aproveitando a passagem pelo Centro para olhar alguma coisa. Chamou minha atenção um sapato na loja, mas o preço está um pouco salgado demais, mesmo assim vou sugerir”, disse. “Mas acho que vou acabar ganhando um agasalho, casaco, algo assim.”

Nos shoppings, as lojas ganham enfeites e cartazes com promoções e preços especiais. Alguns estabelecimentos promovem ações específicas de entretenimento para as crianças, enquanto a família vai às compras.