Presidente da Fecomércio-RS acredita que medidas anunciadas pelo governo federal não visam o longo prazo

“As medidas anunciadas nesta terça-feira pelo governo federal, de incentivo ao setor produtivo são positivas, principalmente porque demonstram que o governo está atento aos problemas enfrentados pela…

“As medidas anunciadas nesta terça-feira pelo governo federal, de incentivo ao setor produtivo são positivas, principalmente porque demonstram que o governo está atento aos problemas enfrentados pela indústria nacional. Além disso, representam uma renúncia fiscal por parte do governo e, consequentemente, desoneração tributária para as empresas.” A avaliação é de Zildo De Marchi, presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac.

Conforme ele, a transferência da base de contribuição do INSS da folha de pagamentos para o faturamento, apesar de ter seu benefício dependente da relação entre capital e trabalho de cada empresa, em geral tende a incentivar contratações, o que é positivo para a manutenção do aquecimento do mercado de trabalho e do nível de renda da população.

Zildo De Marchi pondera, no entanto, que as iniciativas tomadas pelo governo são de curto prazo, com período de validade definido. “Dessa forma, não atacam os verdadeiros problemas que afetam negativamente a competitividade das empresas brasileiras perante seus concorrentes internacionais”. No entender do dirigente, políticas industriais efetivas devem ser realizadas visando o longo prazo, com proposições permanentes em relação a problemas como a elevada e complexa carga tributária, infraestrutura insuficiente e custosa e ambiente institucional e de negócios adverso para a realização de investimentos e para o empreendedorismo.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre recebe prêmio da Confederação Nacional do Comércio (CNC)

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Funcionamento do comércio no feriado de Tiradentes: saiba como será

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre tem reunião com o prefeito Sebastião Melo

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA acompanha lançamento de agenda legislativa na Fecomércio RS

    Veja mais