Prévia do PIB surpreende e registra maior alta em seis meses

BC-Br, divulgado pelo Banco Central, aponta variação de 0,77% em outubro.

Depois de ficar praticamente estável de agosto para setembro (-0,01%), o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br)…

BC-Br, divulgado pelo Banco Central, aponta variação de 0,77% em outubro.

Depois de ficar praticamente estável de agosto para setembro (-0,01%), o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) subiu 0,77% em outubro ante o mês anterior. De acordo com dados divulgados pelo Banco Central (BC), nesta sexta-feira, este é o maior nível alcançado desde abril, o que causa surpresa diante do resultado ruim mostrado pela economia brasileira no terceiro trimestre do ano.

Nos 12 meses encerrados em outubro de 2013, o crescimento foi de 2,59% na série com ajuste sazonal. No acumulado do ano até o mesmo mês, houve alta de 2,91% Na comparação entres os meses de outubro de 2013 e de 2012, houve expansão de 2,82%, também na série com ajustes sazonais.

O IBC-Br serve como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses. Entre os componentes do indicador está a Pesquisa Industrial Mensal e a de Comércio.

O indicador serve como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses. Por isso, é chamado também de prévia do Produto Interno Bruto (PIB), uma vez que esse índice só divulgado a cada três meses pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre os componentes do IBC-Br está a pesquisa industrial mensal e a de comércio, ambas também feitas pelo IBGE.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais