Previsão para próximos meses é de chuva e calor em excesso

O Boletim Climático de novembro traz as previsões para a segunda metade da primavera e os próximos meses no Rio Grande do Sul. Como adiantado anteriormente, apesar do aumento de dias de calor em outubro,…

O Boletim Climático de novembro traz as previsões para a segunda metade da primavera e os próximos meses no Rio Grande do Sul. Como adiantado anteriormente, apesar do aumento de dias de calor em outubro, novembro e dezembro devem apresentar ainda mais dias quentes. A MetSul alerta para eventos de calor muito intenso (ondas de calor) com marcas ao redor ou acima de 40°C nos dois meses.

A tendência é que a temperatura dos próximos meses permaneça acima da média para a época. No entanto, é estatisticamente improvável que se repita onda de calor tão intensa e longa como do começo de fevereiro deste ano, que trouxe a segunda temperatura mais alta em 104 anos em Porto Alegre e que ficou apenas 0,1°C abaixo do recorde de 1º de janeiro de 1943. Mesmo assim, o cenário de temperatura mais alta nos próximos meses deve beneficiar as vendas de produtos associados à estação quente como equipamentos de refrigeração, bebidas, sorvetes e vestuário de verão.

Como uma estação de transição para o verão, no período de primavera aumenta a frequência de dias de calor e diminui os de frio gradativamente. Com base nos indicativos de temperatura acima da média e tempo mais úmido, o indício é de risco mais alto que o normal de temporais, principalmente em eventos de curta duração – de poucas horas a dois ou três dias -, mas que podem despejar grandes volumes de chuva, equivalentes a um ou dois meses da média de precipitações. Em novembro e dezembro, à medida que começa a se instalar o regime de chuva de verão, começam a ocorrer os temporais isolados de fim de tarde e começo de noite devido ao calor.

O Boletim Climático é um documento elaborado pelo Sindilojas Porto Alegre para auxiliar os lojistas associados a adequarem suas estratégias de negócio às previsões climáticas, que podem influenciar no desempenho das vendas. As informações são da MetSul Meteorologia, empresa de consultoria e previsão do tempo e clima. As tendências climáticas para o Estado para os próximos meses já estão disponíveis na Central do Associado.

Veja também

    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais