Primeiro latino-americano a comandar a OMC toma posse nesta segunda-feira

A cerimônia de posse do diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Cavalho de Azevêdo, ocorre amanhã (9), em Genebra, na Suíça, embora ele tenha assumido o cargo há uma semana em…

A cerimônia de posse do diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Cavalho de Azevêdo, ocorre amanhã (9), em Genebra, na Suíça, embora ele tenha assumido o cargo há uma semana em substituição ao francês Pascal Lamy.

O embaixador brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo, de 55 anos, é o primeiro latino-americano a assumir a direção-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). Disputada até o último minuto, a eleição envolveu uma longa negociação que vem desde o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O brasileiro contou com o apoio do grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), além dos países de língua portuguesa e várias nações na América Latina, na Ásia e na África.

Diplomata de carreira e representante permanente do Brasil na OMC desde 2008, o embaixador está diretamente envolvido em assuntos econômicos e comerciais há mais de 20 anos. Ele foi chefe do Departamento Econômico do Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, de 2005 a 2006, e liderou a delegação brasileira nas negociações da Rodada Doha da OMC, sobre liberalização de mercados.

Na eleição da OMC, cada um dos 159 países que integram o órgão votou no nome de sua preferência. Para vencer, era preciso ter um mínimo de 80 votos e obter o consenso entre as nações. A escolha é feita em três etapas. Nessa eleição, houve, inicialmente, nove candidatos. Na última fase, ficaram apenas dois na disputa.

O processo de eleição para a OMC começou no final de março, com nove candidatos. No final de abril, a OMC comunicou que tinham passado à fase final apenas os candidatos do Brasil e do México. A presidenta Dilma Rousseff e o presidente do México, Enrique Peña Nieto, participaram diretamente das negociações, dando telefonemas e conversando com os líderes mundiais.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais