Problemas relacionados ao atendimento no varejo permanecem no topo das reclamações dos consumidores

Clientes percebem o varejo da Capital, em poucas palavras, como “limitado”, “razoável”, “bom” e “evoluindo”

O estudo “O varejo de Porto Alegre pelo olhar dos consumidores”, do Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre, mostra que dificuldades com o atendimento nas lojas segue sendo a campeã de reclamações por parte dos consumidores. Dentre os principais comentários dos entrevistados se encontra a falta de qualificação dos vendedores, o desconhecimento dos produtos que vendem, e o despreparo para tratar o cliente de forma adequada.

“Infelizmente ainda identificamos no varejo de Porto Alegre tratamentos que deixam a desejar. E a velha premissa de que o atendimento é a base de toda relação com o cliente e sua fidelização nunca se fez tão atual. Algo tão simples, que quando feito com atenção e cuidado, diferencia a loja e ajuda, inclusive, na recuperação das vendas em um período de instabilidade. Por isso, invista na qualificação da sua equipe e adote uma postura que diferencie o atendimento oferecido em sua loja, por meio de técnicas de venda e de uma relação com empatia”, explica Paulo Kruse, presidente do Sindilojas Porto Alegre.

Além disso, o estudo também revela que os consumidores de Porto Alegre enxergam o varejo da Capital, em poucas palavras, como “limitado”, “razoável”, “bom” e “evoluindo”. De acordo com os consultados, o comércio oferece uma grande variedade de estabelecimentos, porém vendendo produtos semelhantes, sem uma grande diversificação dos itens ofertados.

“Percebemos no levantamento que as lojas físicas permanecem sendo o principal ponto de compra dos clientes por investir em um mix personalizado, assim como em um ambiente agradável, organizado e apostando na experiência do cliente dentro da loja, com um som ambiente e um aroma que combine com o estilo da marca. Afinal, os clientes valorizam muito as sensações ao estar dentro do estabelecimento”, comenta Kruse.