Procon estadual admite suspensão de venda de chip de celular para todo o RS

“A possibilidade existe. Se as operadoras não apresentarem solução imediata, faremos nossa parte”, afirma diretor do Procon-RS

O Procon Estadual irá solicitar às companhias telefônicas na manhã da próxima quarta-feira uma série de informações sobre plano de investimentos, prazos para melhoria na qualidade do serviço e uma relação de munícipios onde não há autorização para instalação de antenas.

O diretor do Procon-RS, Cristiano Aquino, considera a ampliação da medida do órgão de Porto Alegre.

РA possibilidade existe, sim. Se as operadoras ṇo apresentarem uma solṳ̣o imediata, faremos a nossa parte Рenfatiza Aquino.

Aquino ressalta ainda que o Procon-RS está com uma notificação pronta para ser entregue nesta terça-feira às operadoras. Depois disso, as companhias terão prazo de 72 horas para responder os questionamentos. Caso se constate que a qualidade do serviço prestado no interior do Estado não é aceitável, as vendas de novas habilitações serão suspensas no início da próxima semana, garante Aquino.

– Nós não buscamos culpados, apenas soluções. Se estas não forem apresentadas, o Procon-RS irá tomar atitude semelhante à do Procon de Porto Alegre – conclui o diretor.

A suspensão
A venda de novas habilitações de celular e planos de internet móvel foi oficialmente suspensa na Capital a partir da última segunda-feira. A proibição foi emitida pelo Procon de Porto Alegre, por meio de medida cautelar administrativa e atinge as quatro operadoras: Vivo, Claro, TIM e Oi.

A decisão da diretora executiva do Procon do município, Flávia do Canto Pereira, foi tomada na última quinta-feira depois de receber representação da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul (OAB/RS). O presidente da entidade, Cláudio Lamachia, entregou relatório com cerca de 500 formulários recebidos pelo site da OAB apontando locais no Estado onde não há sinal de celular e internet móvel.