Procon Móvel entra em funcionamento nesta terça no bairro Azenha

O Procon Móvel, unidade itinerante de atendimento do Procon Porto Alegre, começa a funcionar nesta terça-feira, 19, das 9h às 16h. Em função de um problema de energia elétrica no entorno da Praça Princesa Isabel, no bairro Azenha, para onde havia sido programado, a unidade está funcionando na rua Marcílio Dias, em frente ao número 1390, no mesmo bairro. O Procon Móvel vai funcionar três vezes por semana – terças, quartas e quintas-feiras, e terá o grupo de trabalho composto por dois atendentes, um coordenador e um fiscal. Durante o período de implantação (cerca de 30 dias), será supervisionado pela diretora-executiva do órgão, Flavia do Canto Pereira.

O atendimento itinerante ocorrerá nas regiões de todos os Centros Administrativos Regionais (CARs) da prefeitura. O primeiro CAR a ser contemplado com as visitas do Procon Móvel será o do Centro. No dia 20, as atividades do Procon Móvel estarão concentradas na Travessa do Carmo, junto ao Largo Zumbi dos Palmares. No dia 21, a unidade móvel estará na Praça Delegado Armando Gadre, ao lado do Planetário.

O Procon Móvel foi criado para atender principalmente as comunidades distantes do Centro de Porto Alegre, que passarão a usufruir, nos próprios bairros, dos serviços relacionados ao consumo oferecidos pelo Procon Municipal. “Dados os custos com passagem de ônibus e alimentação, muitas pessoas acabam desistindo de procurar o órgão de defesa do consumidor da prefeitura”, acrescenta Flávia.

Além de atender às reclamações da população das comunidades, a equipe do Procon Móvel também realizará atividades de educação para o consumo e orientação para o uso consciente do crédito, por meio de distribuição de material educativo para o público do local. O titular da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), Humberto Goulart, afirma que o Procon Móvel vai ao encontro do trabalho desenvolvido pela secretaria. “Já levamos o microcrédito, o licenciamento de atividades localizadas e o atendimento do Procon no projeto “”Smic Perto de Você””, em locais cedidos pela prefeitura e associações de moradores”, enfatiza Goulart.

Foto: Anselmo Cunha/PMPA