Procon Porto Alegre fiscaliza precificação em vitrines

A ação de fiscalização do cumprimento da Lei da Precificação em shoppings, revendas de automóveis e lojas de material de construção acontece até amanhã, dia 22.

Até esta sexta-feira, dia 22, o Procon Porto Alegre realiza mais uma ação de fiscalização do cumprimento da Lei da Precificação em shoppings, revendas de automóveis e lojas de material de construção. A ação iniciou no dia 19, terça-feira, quando o órgão autuou, por falta de preços nas vitrines, cinco lojas no Shopping Praia de Belas, três revendas de carros localizadas na avenida Ipiranga e uma loja de material de construção, situada na rua da Conceição. Os estabelecimentos autuados têm dez dias para apresentarem defesa no Procon Porto Alegre e estão sujeitas à multa que varia de R$ 730 a R$ 10.950.000. Ao todo, 92 estabelecimentos foram fiscalizado. 

O objetivo da atividade é averiguar a correta afixação de preços em vitrines. Diz a Lei da Precificação que os lojistas são obrigados a exibir os preços dos produtos informando nas etiquetas, de forma legível, o valor à vista do produto, e caso este esteja parcelado, o valor de cada parcela, a taxa de juros e o valor total do financiamento. De acordo com o Procon, a lei garante ao consumidor que este possa dimensionar o valor total do débito que assumirá. 

O comércio de carros também é alvo da fiscalização do Procon. Assim como as lojas, as concessionárias devem indicar em cada automóvel, uma vez exposto ao público, o seu preço à vista ou parcelado. 
A fiscalização iniciada nesta terça-feira foi precedida de ações de orientação para o consumo realizadas pelo Procon nos meses de maio e junho com lojistas e fornecedores da Capital. 

Reclamações – O Procon Porto Alegre acolhe as queixas da população via atendimento eletrônico utilizando o sitewww.proconpoa.rs.gov.br ou acessando gratuitamente o Procon App no aparelho celular, disponível para sistema Android e IOS. A sede do Procon Porto Alegre fica na rua dos Andradas 686, e funciona das 10h às 16h, quando são distribuídas 70 fichas de atendimento por dia.

Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre 

Veja também

    NoticiasMarketing

    NRF 2024 vista por dentro

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Encerrada a etapa das 4 edições do Talks pré 11ª FBV

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre recebe prêmio da Confederação Nacional do Comércio (CNC)

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Funcionamento do comércio no feriado de Tiradentes: saiba como será

    Veja mais